Notícias
Unifan oferece serviços no Quilombo Urbano da Vila Delfiore, em Aparecida de Goiânia

No último sábado, dia 27 de maio, o Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan) ofereceu diversos serviços no quilombo urbano da Vila Delfiore, que beneficiaram também as famílias quilombolas do Jardim Cascata. Sob a coordenação do professor Dr. Júlio César Borges com apoio do Nestadi (Núcleo de Estudos e Ações para Diversidade) e Unifan na Comunidade, as ações fizeram parte do Movimento Científico e Cultural de Aparecida – “Mocca na Comunidade”.

Foram prestados atendimentos em saúde (consultas médicas e odontológicas, fisioterapia, vacinação, teste de pressão arterial, glicemia e tipagem sanguínea), orientações jurídicas, atendimento psicológico, rodas de conversas sobre racismo e auto-estima, palestra sobre Segurança Pública e atividades lúdicas para as crianças, além da distribuição gratuita de alimentos para as famílias.
Segundo Maria Lúcia, liderança quilombola do Jardim Cascata, Mocca na Comunidade contribuiu com a melhoria da qualidade de vida na região.

“Muito importante essa ação no Quilombo do Delfiore. Ficamos muito felizes. Fomos muito bem atendidos pelos alunos. Muito importante que esse tipo de ação aconteça sempre. Mocca na Comunidade foi gratificante: dentistas, psicólogos, médico… Se puder voltar, vai ser ótimo. Tudo o que é feito com amor traz solução”, destaca a dona Maria Lúcia.

A oportunidade serviu de aprendizado a estudantes de diversos cursos da Unifan, que puderam aplicar conhecimentos e habilidades para, na lógica da extensão universitária, contribuir com a melhoria da qualidade de vida na comunidade.
Para Célio, mais conhecido como Mestre Dragão, liderança da Vila Delfiore, o evento foi de extrema importância. “Notei que pessoas que há anos não conseguiam uma consulta médica e tiveram acesso no evento. Os atendimentos odontológicos também beneficiaram muitas pessoas. Muita gente necessitada! Muito benefício para nossa comunidade, que é muito carente de informação e de serviços. Foi maravilhoso a Unifan aqui na nossa comunidade”.


Saiba mais:
O Estado de Goiás possui cinquenta e oito comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares. O Quilombo Urbano Jardim Cascata é uma delas, que – junto com Tomás Cardoso (Goianésia), Nossa Senhora Aparecida (Cromínia), Antônio Borges (Barro Alto) e Vó Rita (Trindade) – vive em área urbana no nosso estado. A realidade vivida pelos quilombolas, na periferia de Aparecida de Goiânia, é tão difícil quanto a de tantos outros Brasil afora. Eles estão localizados num quilombo urbano nascido em 1991 e registrado, oficialmente, em 2007, como reconhecimento estatal do parentesco direto dos seus moradores com escravos e ex-escravos. As famílias são compostas por cinco pessoas, em média, que vivem em casas de alvenaria e utilizam o ônibus como principal meio de locomoção na cidade. Possuem baixa escolaridade e sobrevivem com baixos rendimentos oriundos de trabalhos informais, na grande maioria. Em 2015, parte das famílias do Jardim Cascata foram transferidas para a Vila Delfiore, onde o Governo Federal construiu um conjunto habitacional com apoio do Governo Municipal.
Assessoria de Imprensa Unifan