Notícias
Residência de Pedagogia da Unifan permite a prática educacional dentro das escolas

Professores e alunos do curso de Pedagogia se reuniram nesta quinta-feira (22/06), de forma on-line, para tratar da Residência Pedagógica em escolas municipais, voltada para acadêmicos do 5º período de Pedagogia, essa é uma oportunidade única de aliar teoria e prática no contexto do reforço escolar. O programa de formação avançada do Governo Federal – CAPES e do Centro Universitário Alfredo Nasser – Unifan, realizado em parceria com as escolas municipais, tem como objetivo preparar os futuros pedagogos para atuarem de forma efetiva no apoio e reforço das aprendizagens dos estudantes.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Rosy-Mary Magalhães explica que, durante a Residência Pedagógica, os acadêmicos têm a oportunidade de vivenciar a realidade das escolas municipais, colaborando ativamente no processo de reforço escolar. “Eles são inseridos nas atividades cotidianas da escola, trabalhando em conjunto com os professores, planejando e realizando intervenções pedagógicas direcionadas aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem”, finaliza a coordenadora.
Através dessa imersão, os acadêmicos têm a chance de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso de Pedagogia e desenvolver habilidades práticas relacionadas ao reforço escolar. Além disso, a participação na Residência Pedagógica proporciona um espaço de reflexão e troca de experiências entre os acadêmicos e os professores (preceptores) das escolas municipais. Essa interação contribui para a construção de uma prática docente mais embasada e eficiente, permitindo o aprimoramento contínuo das estratégias de reforço escolar. Em contrapartida, o programa oferece uma bolsa aos acadêmicos de R$ 700,00.
A parceria entre a universidade e as escolas municipais é fundamental nesse processo, pois proporciona aos acadêmicos um contato direto com as demandas e desafios específicos enfrentados pelos educadores nas instituições municipais de ensino. Isso permite uma compreensão mais ampla do contexto educacional, promovendo uma atuação mais significativa no reforço escolar.
Ao final dessa experiência, os acadêmicos estarão mais preparados para atuar no reforço escolar, oferecendo um suporte educacional de qualidade e auxiliando os estudantes a superarem suas dificuldades acadêmicas.Essa vivência prática em escolas municipais também pode abrir portas para futuras oportunidades profissionais, como atuar como professor de reforço escolar em instituições municipais de ensino, colaborar com projetos sociais ou mesmo empreender seu próprio negócio no ramo do apoio educacional.
Assessoria de Imprensa Unifan