Notícias
Coordenação do Núcleo de Praticas Jurídicas avalia atividades no semestre

O Núcleo de Práticas Jurídicas da Unifan completa no próximo mês de agosto 13 anos de criação. A coordenação do NPJ está a cargo do professor Luiz Mauro Espínola.
“O Núcleo de Práticas Jurídicas tem como uma de suas funções democratizar o acesso à Justiça e oferecer um ambiente de vivência jurídica aos nossos estudantes. Trata-se de uma espécie de laboratório para que alunos do curso de Bacharelado de Direito – que estejam cursando o sétimo ou o oitavo período – se envolvam com as práticas jurídicas”, explica o coordenador.
O Núcleo de Práticas Jurídicas da UNIFAN tem cumprido um importante papel na sociedade, onde vem desafogando o Poder Judiciário das ações que envolvem litígios, uma vez que tem se conquistado um número expressivo de acordos extrajudiciais e além disso, vem cada dia mais ligando à população hipossuficiente ao poder judiciário, buscando assim o acesso aos seus direitos através das ações devidamente judicializadas.

De acordo com o coordenador do NPJ da Unifan, as principais atividades realizadas no primeiro semestre de 2023, foram o Casamento Comunitário, o qual foi realizado a união dos casais que se encontravam em união estável, tendo participação direta dos alunos do curso de Direito em sua organização. Ouve também o atendimento jurídico prestado durante o 18º Movimento Científico e Cultural de Aparecida de Goiânia (MOCCA), atendimentos estes que foram feitos pelos próprios alunos do curso de Direito, sob a supervisão direta dos orientadores; Atendimento jurídico junto a Comunidade Quilombola, ocorrido no dia 27 de maio de 2023, com a participação direta dos alunos nos atendimentos; Atendimento jurídico junto a Comunidade do Setor Expansul, no dia 17 de junho de 2023, que também teve a participação dos alunos do curso de Direito nos atendimentos para aquela população; No dia 26 de maio, acompanhados pelos professores Matheus Borges e Luiz Mauro, a coordenação do NPJ, os alunos de Prática Jurídica Penal tiveram a oportunidade de conhecer o complexo prisional de Aparecida de Goiânia, visita orientada e acompanhada pelo Superintendente de Segurança Penitenciária, Leopoldo de Castro, pela Coordenadora da 1ª Regional, Alline Scaglia e pelo Diretor da Penitenciária Coronel Odenir Guimarães, Erivaldo Alves.
“Durante essa visita foi demonstrado o antes e o agora da referida unidade prisional, bem como todas as melhorias já realizadas, começando pela estrutura que foi atualizada. Além disso, foi proporcionado aos discentes visitar as celas onde os reeducandos cumprem suas penas, o local do banho de sol, assim como a indústria onde estão empregados mais de 200 reeducandos”, pontua o coordenador Luiz Mauro Espínola.
Para o próximo semestre diversas visitas e atividades já estão programadas, segundo a coordenação do NPJ, que acrescenta ainda a participação dos acadêmicos em competições de júri simulado.


Assessoria de Imprensa Unifan