Notícias
Unifan presente na audiência pública do Plano Diretor para a Educação Superior em Goiás (2024-2033)

A primeira audiência pública para a discussão do Plano Diretor para Educação Superior de Goiás (2024-2033) foi realizada na última quarta-feira (02/08) na Universidade Federal de Goiás. Ao todo, serão realizados dez encontros deste tipo em todo o estado, para a análise e discussão de um Plano que estabeleça diretrizes que sirvam de referência para a elaboração de ações e metas adotadas pelas Instituições de Ensino Superior de Goiás (IES) pelos próximos 10 anos. O Planejamento está sendo liderado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

O Centro Universitário Alfredo Nasser estava representando pela professora Dra. Juliane Aparecida Ribeiro Diniz, coordenadora de Extensão da Unifan.
Logo na abertura do evento, Aiane de Oliveira Vieira, gerente de Educação Superior da Secti, fez a apresentação de pesquisas realizadas a partir da escuta ativa de professores, alunos e empresas interessadas na mão de obra formada pelas IES goianas, com vistas a fundamentar o Plano. Assim todos os presentes puderam compreender as bases adotadas, além das metodologias e das conclusões acerca de questões que permeiam os quatro eixos debatidos, sendo eles: Gestão Sustentável para Educação Superior; Acesso, Permanência e Êxito; Ensino, Pesquisa e Extensão, além de Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização.
Em 2022 foi iniciado o procedimento de construção do Plano Diretor para a Educação Superior no estado do Goiás com vistas ao próximo decênio (2024-2033), tendo por objetivo estabelecer diretrizes que sirvam de referência para o processo autônomo de elaboração de ações e de metas por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) ao longo dos próximos 10 anos.
Tal movimento tem sido liderado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (SECTI-GO) com contribuições da sociedade goiana, do mercado e das instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de Goiás, a partir de quatro eixos estruturantes: gestão sustentável da educação superior; ensino, pesquisa e extensão; empreendedorismo, inovação e internacionalização; e acesso, permanência e êxito nas Instituições de Ensino Superior.
O lançamento deste projeto foi realizado em agosto do ano passado e contou com a participação de reitores, gestores e docentes das diversas Instituições, públicas e privadas, de Ensino Superior de Goiás, como também emissários de instituições de pesquisa e de fomento de Goiás e do setor produtivo.
A partir de então foram coletados dados e informações por intermédio de entrevistas e questionários realizados com as empresas e os coordenadores, docentes e discentes das instituições de ensino do estado, os quais embasaram a elaboração de uma minuta do documento, que foi disponibilizada para consulta e discussão em audiências públicas em cidades goianas.
Na oportunidade foram apresentadas opiniões, sugestões, críticas e/ou subsídios de diversos docentes, discentes e gestores das IES, representantes do mercado – em especial profissionais da Gestão de Recursos Humanos – como também de instituições de pesquisa e de fomento de Goiás.
“Para a Unifan participar deste processo de elaboração do Plano Diretor para a Educação Superior no estado de Goiás (2024-2033) é colaborar com a sustentabilidade da educação superior e o desenvolvimento de uma visão mais integrada do sistema educativo no estado”, enfatiza a professora Juliane Diniz.

Assessoria de Imprensa Unifan