Notícias
Coordenadora do Natpsi da Unifan participa da 1ª Semana Internacional de Filosofia da Física e da Cosmologia

A 1ª Semana Internacional de Filosofia da Física e da Cosmologia, aconteceu entre os dias 25 e 30 de setembro de 2023. A organização do evento foi do Grupo de Estudos Physikós, que além de promover a divulgação científica e filosófica, objetivou fomentar maior integração entre pesquisadores do eixo luso-brasileiro, proporcionar um evento interdisciplinar, híbrido e itinerante que difundisse debates, abordagens e reflexões nas áreas de Filosofia da Física e da Cosmologia, bem como estabelecer a interface de tais pesquisas com outras áreas do conhecimento como é o caso da Psicologia – Eixo de estudos e trabalhos do Núcleo de Apoio Terapêutico e Psicopedagógico da Unifan (NATPSI) desde a sua fundação.
O Centro Universitário Alfredo Nasser foi representado pela coordenadora do NATPSI, professora Cleucydia Costa, que destaca como o ponto alto da 1ª Semana Internacional da Filosofia da Física e da Cosmologia, a fala do Dr. Roger Penrose, “popularmente conhecido pelo seu trabalho sobre singularidades, tais como buracos negros, que provou poder surgir do colapso gravitacional de estrelas maciças e moribundas, por ter feito importantes contribuições que exploram possíveis ligações entre a física e a consciência, sendo esse um estudo fundamental às pesquisas do Natpsi”, afirma a coordenadora do Núcleo. Nas dependências do Natpsi (remotamente) a professora Cleucydia parabenizou o “Prêmio Nobel”, bem como o principal organizador do feito em nome do Centro Universitário Alfredo Nasser.

A da 1ª Semana Internacional de Filosofia da Física e da Cosmologia teve como principal organizador, o pesquisador Wigson Rafael Silva da Costa, Físico, Mestre em Filosofia e Doutorando em Filosofia pela Universidade NOVA de Lisboa. Em 2014 ele teve sua 1ª participação como pesquisador palestrante no Pesquisar de 2014, quando apresentou a pesquisa: “De Einstein ao GPS: A precisão do posicionamento” e voltou ao Pesquisar 2015, para apresentar naquele ano, a mesma pesquisa que apresentou no X Encontro de Física do Instituto de Tecnologia Avançada (ITA), intitulada “Einstein: Uma Mudança de Paradigma.
“O Seminário de Pesquisa da Unifan, o Pesquisar, teve muita relevância na construção de minha carreira como pesquisador e certamente pode incentivar mais estudantes que queiram se dedicar à pesquisa”, enfatiza Wigson Rafael Silva da Costa.
Assessoria de Imprensa Unifan