Notícias

Conferência remota sobre IA marca a abertura do 12º Pesquisar



Professores José Carlos (esq.) Carlos Vicchiatti (centro) e Divino Gustavo fizeram a abertura oficial do 12º Pesquisar

Um dos principais acontecimentos científicos do Estado de Goiás foi aberto oficialmente ontem (18) a noite no Centro Universitário Alfredo Nasser. O Pesquisar – Congresso Interdisciplinar de Produção Científica está em sua décima segunda edição e em 2023 registra a marca de mais de duzentos trabalhos inscritos de várias partes do país, com 5713 inscrições realizadas até o dia da abertura do congresso, sendo que o prazo de inscrições continua aberto.

Na cerimônia de abertura, transmitida pelo canal da Unifan no Youtube, estavam presentes o Vice-reitor Prof. Me. José Carlos Barbosa Soares, o Pró-reitor de Desenvolvimento, Prof. Esp. Divino Eterno de Paula Gustavo e o Pró-reitor Acadêmico, Prof. Dr. Carlos Alberto Vicchiatti, além de professores, alunos e coordenadores de curso.

Durante suas considerações, o Pró-reitor Acadêmico destacou que o Congresso tem como objetivo geral divulgar projetos e resultados de pesquisa de acadêmicos, egressos, docentes e pesquisadores do Unifan e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e falou sobre os objetivos específicos, destacando a promoção do intercâmbio de saberes entre as várias áreas de conhecimento. “O incentivo a pesquisa é prioridade e por isto mesmo, o Pesquisar está entre as principais realizações de nossa Instituição”, enfatizou o professor Carlos Vicchiatti.

Tema da conferência de abertura aborda a IA

A conferência remota de abertura, que foi acompanhada ao vivo por 2.598 pessoas, abordou o tema “ChatGPT e outras inteligências artificiais generativas no Ensino Superior”, a cargo do professor doutor Mariano Pimentel, da UniRio. Os debatedores foram o Prof. Me. Vinícius Espíndula Brasileiro e o Prof. Esp. Daniel Bichuetti e como mediador o Prof. Esp. Ricardo Vilaverde de Oliveira.

A 12ª edição do Pesquisar faz parte da programação oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além da parceria com a regional Goiás da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O Congresso ainda contará com a participação de alunos e professores contemplados no edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC).

A programação do Pesquisar tem prosseguimento durante todo o dia de hoje e amanhã, com atividades presenciais e remotas, mesas redondas, palestras, minicursos, seminários, apresentações orais e e-posters.

Professores, alunos e coordenadores de curso acompanharam no auditório da Unifan a abertura do 12º Pesquisar
19/10/2023
Assessoria de Imprensa Unifan