Notícias
Curso de Medicina realiza podcast sobre a Saúde da Mulher

Organizado pelo professor Murillo Pinto, professor do Programa Integrado de Estudos na Saúde da Família (PINESF), juntamente com as alunas Digilany Lemes, Marinalva Soares e Nathalia Ferreira, acadêmicas do curso de Medicina da UNIFAN, aconteceu no dia 8 de novembro de 2023 um podcast. O evento, em modalidade hibrida, discutiu em uma roda de conversa sobre diversos temas envolvidos na Saúde da Mulher. Apresentado pelas alunas, o podcast contou com a participação da primeira convidada, Dra. Rita de Cassia Borges, médica obstetra, que tratou de temas como gravidez, relações sexuais, infecções de urina e vaginoses. A médica é professora dos Ambulatórios médico do Centro Universitário Alfredo Nasser – UNIFAN e atualmente cuida em seu consultório de diversos caso que somaram grandemente para o podcast. A segunda convidada Mariana Gidrão, Superintendente da Mulher do Estado de Goiás, discutiu temas da pluralidade e diversidade da mulher direcionado para abordagens atuais e a conscientização sobre violência contra a mulher e os recursos atuais como redes de apoio. O evento contou com a presença de membros da comunidade acadêmica como a Supervisora de Tutoria do curso de Medicina, professora. Stela Ramirez, alunos e colaboradores da Instituição.
“Este foi um trabalho exemplar para a comunidade acadêmica. Abordar a saúde da mulher como perspectiva de aprendizado e educação popular é um desafio enfrentado na atualidade, principalmente quando observamos índices crescentes de feminicídio, e dentro do PINESF, os professores e alunos são estimulados a entender as dificuldades de saúde pública envolvidos, também, na saúde da mulher e de formas viáveis auxiliar para o desenvolvimento e melhoras desta área”, enfatizou o professor Murillo.
“A saúde da mulher, um dos Programas da Estratégia Saúde da Família, em sua ação educativa, ou seja, de levar o conhecimento científico de forma simples e aplicável, se faz muito importante para conscientizar a mulher no seu autocuidado face a sua pluralidade de papeis exercidos. A aplicabilidade dessa temática nos encorajou ainda mais a buscar por despertar esse olhar mais interno nas mulheres, contemplando desde consultas periódicas, gravidez, valorização à violência contra mulher, entre outros. Todo apoio recebido foi fundamental para concretização dessa ação, com destaque para nossas convidadas que não mediram esforços em contribuir para o fortalecimento da saúde da mulher com uma visão holística e uma abordagem biopsicossocial”, comentou a acadêmica Digilany Lemes.
Para a acadêmica de Medicina Marinalva Soares, “a saúde da mulher abrange diversos aspectos, desde cuidados ginecológicos e reprodutivos até a promoção do bem-estar mental. Exames regulares, prática de exercícios, alimentação balanceada e atenção à saúde mental são fundamentais para um estilo de vida saudável. A prevenção é chave! Nesse evento podemos abordar a importância da prevenção e promoção da saúde, possibilitanto também, ressaltar a relevância do autocuidado e do acompanhamento psicológico para promover uma saúde integral. O diálogo aberto sobre esses temas é essencial para empoderar as mulheres a cuidarem de si mesmas”, finaliza.
“A educação popular com foco na saúde da mulher é de extrema importância para levar para a população em geral, de modo abrangente, uma conscientização sobre os principais aspectos da saúde feminina. A partir disso, o PodCast realizado levou a todos os espectadores esclarecimentos de dúvidas, quebra de mitos e uma reflexão acerca da violência contra as mulheres. De maneira especial, a Dra Rita trouxe de modo simples, mas muito eficaz para o entendimento dos ouvintes, uma teoria acerca da fisiologia humana aplicada nas IST’s, além de uma discussão do papel abrangente da mulher na sociedade e o uso por elas de medicamentos que tentam aumentar seu desempenho. Ademais, a Mariana foi imprescindível na reflexão acerca da violência da mulher, pois, ao contar sua história, possibilitou uma maior compatibilidade e solidariedade entre as participantes promovendo um maior empoderamento feminino. Portanto, a saúde da mulher foi bem colocada e bem estabelecida em prol de um cuidado integral da mulher e de todos que fazem parte de seu ciclo de vida”, pontua a acadêmica Nathalia Ferreira.
Assessoria de Imprensa Unifan