Notícias
Pró-Reitor Acadêmico da UNIFAN participa em Brasília da cerimônia de entrega de certificados da Acreditação Internacional para cursos de Medicina no projeto SAEME-CFM

A cerimônia de diplomação aconteceu na manhã desta quinta-feira (30) na sede do Conselho Federal de Medicina, em Brasília. Representantes de vinte Instituições de todo o país estavam presentes. O Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN) foi representado pelo Pró-Reitor Acadêmico, Pós-Doutor Carlos Alberto Vicchiatti.

Essa Acreditação foi conseguida face a UNIFAN ter conquistado nota máxima (5) do MEC, no reconhecimento do curso de Medicina. “Nossa Instituição é a caçula no país a receber essa certificação, já que as demais, públicas e privadas, contam a mais de duas décadas com o curso de Medicina e na Unifan são apenas nove anos de implantação”, comenta o Pró-Reitor Acadêmico da Unifan.
O Curso de Medicina do Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN) é o único de Goiás com certificado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas, do Conselho Federal de Medicina – SAEME/CFM. Na região Centro-Oeste do Brasil, além da Unifan, apenas a da Universidade de Brasília (UnB) tem a Acreditação.
O SAEME/CFM é um sistema reconhecido pela World Federation for Medical Education (WFME), instituição composta por seis federações de educação médica, uma de cada continente. A medida confere um selo de qualidade ao Saeme e o eleva à condição de único acreditador de escolas médicas brasileiras das quais deverão advir os egressos que desejem se submeter ao exame da Comissão Educacional para Médicos Graduados no Exterior.
O reconhecimento é fruto de avaliação de comissão científica que leva em consideração a excelência do projeto pedagógico, do programa educacional, do corpo docente e discente e do ambiente educacional para a formação do profissional médico. A Acreditação Internacional indica qualidade máxima nesta formação.
Segundo explica o professor Carlos Vicchiatti, a Acreditação do SAEME/CFM é reconhecida pela World Federation for Medical Education, entidade que se ocupa em estabelecer o controle da segurança na qualidade da formação global de médicos, garantindo competência profissional e ética aos profissionais da medicina. Os médicos formados nas instituições Acreditadas passam ter facilidades para exercer a profissão fora do país, além de ter assegurado acesso aos eventos qualificativos internacionais da área.
“Estabelecemos como princípio entregar formação no nível das melhores escolas médicas do mundo aos nossos acadêmicos e a Acreditação vem nos mostrar que estamos no caminho certo”, pontua o professor Carlos Vicchiatti, que após receber o certificado no CFM foi ao gabinete do Professor Alcides Ribeiro Filho, Reitor da Unifan, entregar em mãos o diploma e compartilhar da felicidade e orgulho pela honraria.

Para o Reitor Professor Alcides Ribeiro Filho a certificação vem ao encontro do objetivo estabelecido pela Instituição, para o curso de Medicina: “Desde a aprovação do Curso que perseguimos a qualidade máxima na formação do profissional médico. Selecionamos grandes professores, implantamos o que há de melhor em termos de infraestrutura e realizamos internamente avaliações para não fugirmos ao objetivo de formarmos médicos competentes e éticos”, destaca o Reitor.
Assessoria de Imprensa Unifan