Notícias
UNIFAN finaliza ações do Projeto Rondon em Sergipe

O Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan) finalizou neste sábado (3) as ações de extensão da Operação Mangabeiras, do Projeto Rondon. De 21 de janeiro a 1⁰ de fevereiro, foram trabalhados diversos temas relacionados à cultura, justiça e Direitos Humanos, educação e saúde – direcionados a agentes públicos locais e sociedade civil no município de Frei Paulo, região agreste do Estado de Sergipe.
O Unifan atuou no chamado Conjunto A, coordenado pelo Prof. Dr. Júlio César Borges e Profa. Dra. Ana Celuta Fulgêncio Taveira. No mesmo período, sua equipe, composta pelos acadêmicos Kenneth Candeira (Medicina), Mayara Lira (Odontologia), Francisca Vanessa (Pedagogia), Aylana Vieira (Fisioterapia), Helyandro Manoel (Biomedicina), Tammy Macêdo (Direito), Laura Islla (Enfermagem) e Gabriela André (Direito), cooperou com a da Universidade de Caxias do Sul, sob coordenação das professoras Aline Ramos e Aline Passuelo, cujo Conjunto B englobou: comunicação, meio ambiente, tecnologia, produção e trabalho.

Foram abrangidas diversas comunidades da zona rural e do núcleo urbano de Frei Paulo. As ações beneficiaram os povoados do Mocambo, Alagadiço e do Quilombo Catuabo. Na cidade, os rondonistas concentraram seus esforços junto às equipes dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias, técnicos e gestores do Centro de Referência em Atendimento da Mulher, Centro de Referência em Assistência Social, professoras da Educação Básica, conselheiros municipais, estudantes, idosos e famílias. Com uso de diferentes metodologias, a Unifan conseguiu atingir centenas de pessoas dos públicos-alvo.

Durante o período em Frei Paulo, o trabalho dos rondonista foi marcado por inúmeras atividades. Dentre elas, destacam-se oficinas para construção de uma cultura de paz, identificação e divulgação do patrimônio cultural do município, combate ao trabalho infantil, alcoolismo e saúde integral, prevenção da violência contra a mulher, boas práticas de atendimento e comunicação não violenta nos serviços públicos, mediação de conflitos e relacionamentos interpessoais, distúrbios de aprendizagem, atendimento educacional especializado, fortalecimento dos conselhos municipais de políticas públicas e visitação domiciliar para orientações em saúde. No dia 31 de janeiro, foi promovida a Feira Cultural para divulgação do patrimônio cultural de Frei Paulo, com presença de cerca de mil pessoas.

Nos dias 2 e 3 de fevereiro, os rondonistas participaram do encerramento oficial com as equipes das demais Instituições, que atuaram na Operação Mangabeiras, e autoridades do Ministério da Defesa na capital sergipana, Aracaju.
“Participar do Projeto Rondon tanto para nós professores e alunos, é uma experiência que levaremos por toda a vida. O Rondon como atividade de extensão contribui de forma sistemática para a melhor formação dos alunos como também a possibilidade de transformar a realidade de muitas pessoas. O Centro Universitário Alfredo Nasser viu no Projeto Rondon o quanto essa missão é importante para os seus alunos, buscando nessa parceria contribuir na formação de cidadãos capazes de tomar uma sociedade mais justa e solidária”, comenta a professora Ana Celuta Taveira.
O coordenador institucional da Unifan no Projeto Rondon, professor Júlio César Borges, avalia com entusiasmo a participação do Centro Universitário Alfredo Nasser na edição 2024 do Projeto Rondon.
“Finalizamos a Operação Mangabeiras com muita satisfação. Tivemos a colaboração da Universidade de Caxias do Sul e Exército Brasileiro. Cumprimos nossos objetivos de ofertar oficinas de capacitação em diversas áreas ligadas a saúde, educação, cultura, direitos humanos e justiça. Voltamos convictos de que a Unifan contribuiu com a melhoria das condições de vida em Frei Paulo”, enfatiza professor Júlio César.
Veja mais fotos acessando nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/unifanbr/
Assessoria de Imprensa Unifan