Notícias

Alunos da Unifan recebem certificados após participarem do Projeto Rondon 2024



Os acadêmicos da Unifan, ao lado do professor Júlio César Borges, coordenador do Projeto Rondon – Unifan, receberam na tarde desta quinta-feira (07/03), na Pró-reitoria Acadêmica do Centro Universitário Alfredo Nasser os certificados de 200 horas cada, por participarem do Projeto Rondon operação Mangabeiras, que aconteceu entre os dias 18 de janeiro e 4 de fevereiro deste ano, no município de Frei Paulo – SE. A Instituição foi representada pelos oito acadêmicos: Mayara Lira (Odontologia), Kenneth Candeira (Medicina), Francisca Vanessa (Pedagogia), Aylana Vieira (Fisioterapia), Helyandro Manoel (Biomedicina), Tammy Macêdo (Direito), Laura Islla (Enfermagem) e Gabriela André (Direito). O projeto também foi coordenado pela professora Ana Celuta. 

A trajetória do projeto iniciou com um edital no qual, entre 41 instituições de todo o país, o Centro Universitário Alfredo Nasser classificou-se em 6º posição para participar da edição 2024. A atividade de imersão longe do solo goiano, exigiu muito dos participantes que puderam vivenciar experiências na prestação de serviço e atendimento à comunidade local, com o apoio do poder público: Ministério da Defesa e Prefeitura de Frei Paulo. O professor Júlio, que acompanhou a turma nos 14 dias fez um resumo das atividades intensivas realizadas em 10 dias de viagem na região agreste de Sergipe, esclarecer sobre aspectos de direitos e saúde. “Todos os serviços prestados foram de encontro com a necessidade da população, que agrega na experiência de vida, na formação profissional dos estudantes e na sensibilidade quanto reverente a humanização”, finaliza.

Professor Carlos Vicchiatti: “Ficamos muito felizes, pois vocês levaram o nome da Instituição para além dos muros e continuaram o legado da primeira turma”

Pela segunda vez consecutiva a Instituição participou do projeto Rondon e é a única instituição participante do Centro-Norte do Brasil em 2024. O Pró-reitor Acadêmico, professor Dr. Carlos Alberto Vicchiatti ressalta que a boa execução das atividades e empenho em equipe são fatores primordiais para garantir um bom resultado. Junto aos alunos ele relembrou de quando morou na capital sergipana e compartilharam experiências. “Ficamos muito felizes, pois vocês levaram o nome da Instituição para além dos muros e continuaram o legado da primeira turma”, destaca o Pró-reitor.     

A escassez de água e a falta de diversos elementos essenciais à vida humana foram um dos pontos que mais marcaram os alunos da Unifan durante a operação. “Aprendi a dar mais valor a elementos básicos de vida como a água e alimentos. Além disso, fazer o meu melhor com as condições que tenho, me tornei uma pessoa mais humana, enxergar o outro como um todo, ouvir suas necessidades é fundamental”, relata a aluna do 8° período de Odontologia, Mayara Lira.

A aluna Laura Islla, conta o que mais chamou a atenção dela. “Poder conversar diretamente com as pessoas das comunidades do município de Frei Paulo e entender suas necessidades de perto. Também achei incrível ver a diversidade de culturas e tradições do povo sergipano. Além disso, fiquei impressionada com o esforço e a dedicação dos meus colegas de equipe, mostrando como é importante trabalhar juntos para ajudar no desenvolvimento do projeto e consequentemente das comunidades”, pontua a aluna. 

Rondonistas da Unifan relatam suas experiências para o Pró-reitor Acadêmico, professor Carlos Vicchiatti (dir.)




08/03/2024
Assessoria de Imprensa Unifan