Docentes da UNIFAN capacitam acadêmicos em projeto de alfabetização para jovens e adultos

No último sábado, dia 16 de março de 2024, as professoras Rosy-Mary Magalhães de Oliveira Sousa e Ludmila Louslene Soares, do curso de Pedagogia do Centro Universitário Alfredo Nasser, conduziram uma capacitação especial para os acadêmicos da área. O foco do encontro foi o projeto de curricularização da extensão, especificamente voltado para o Núcleo de Práticas de Alfabetização, Letramento e suas Tecnologias (NUPALT).

O objetivo principal do evento, segundo a professora Rosy-Mary, coordenadora do curso de Pedagogia, foi preparar os acadêmicos para atuarem como monitores no Núcleo de Alfabetização da UNIFAN. “Essa iniciativa busca alcançar a comunidade externa de Aparecida de Goiânia e Goiânia e região, especialmente aqueles com mais de 15 anos que necessitam de apoio para aprender a ler, escrever e desenvolver habilidades básicas de alfabetização digital”, pontual a coordenadora.

Durante a capacitação, os acadêmicos receberam orientações práticas e teóricas sobre como conduzir atividades de alfabetização para jovens e adultos. Foram abordadas estratégias pedagógicas, recursos didáticos e métodos de ensino inclusivos, visando garantir uma aprendizagem significativa e acessível a todos os públicos.

Além disso, a formação também contemplou aspectos relacionados à alfabetização digital, reconhecendo a importância do domínio das tecnologias da informação e comunicação na sociedade contemporânea. Os futuros monitores foram capacitados para auxiliar os alunos no uso de dispositivos eletrônicos, navegação na internet, utilização de softwares educacionais e uso das redes sociais, promovendo assim a inclusão digital e a autonomia dos aprendizes.

A iniciativa, coordenada pelas professoras Rosy-Mary e Ludmila, reflete o compromisso do UNIFAN com a formação integral de seus acadêmicos, preparando-os para atuarem de maneira engajada e responsável na promoção da educação e da cidadania.

20/03/2024