Alunos da Unifan apresentam trabalho em congresso internacional sediado pela UFG

O aluno do 7º período curso de Odontologia do Centro Universitário Alfredo Nasser – Unifan, Diego Sousa Carvalho, foi selecionado para o Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC 2023 – da Instituição, sob orientação da professora Dra. Andreia Assis Carvalho, com o projeto intitulado “Reprodutibilidade e estabilidade de cor de uma resina composta monocromática”. Esse projeto de pesquisa foi apresentado na última quarta-feira (20/03), no II UFG International Meeting on Dental Research, pela aluna Wannessa Laureano em inglês. O evento é internacional por isso, a apresentação em formato de pôster foi apresentado na língua inglesa com o título “REPRODUCIBILITY AND COLOR STABILITY OF MONOCHROMATIC COMPOSITE RESINS”.

Diego Souza (esq.), Wanessa Laureano e a professora Andreia Assis (dir.)

O aluno Diego Souza relata que o projeto de pesquisa, de sua autoria,  “Reprodutibilidade e estabilidade de cor de uma resina composta monocromática”, que após a aprovação no programa de iniciação científica da faculdade, surgiu a oportunidade de submeter o projeto no congresso internacional da UFG. “Felizmente o meu trabalho foi selecionado e seguimos para a apresentação”, comenta o aluno. Uma das dificuldades do discente era a apresentação, “foi uma barreira, afinal não sou fluente na língua inglesa. Contudo, para não deixarmos a oportunidade passar, unimos forças com outra colega Wanessa Laureano, que é fluente no idioma e pôde realizar a apresentação”, relembra Diego. Em uma rede social a professora orientadora, Andreia Assis comemorou e escreveu: “hoje tive o prazer de levar dois alunos para conhecerem o mundo científico…”

O projeto é fruto de parcerias e força de vontade. Com um tema relevante para tomada de decisão do uso desse tipo de resina na rotina clínica.  “Acredito que a iniciativa à pesquisa é de extrema importância, tanto para a formação acadêmica do aluno quanto para a instituição, pois desenvolve o senso crítico e aprimora os conhecimentos em determinados assuntos, além de contribuir para a qualidade de vida da população através dessa análise da realidade”, finaliza o congressista.

O congresso foi realizado integralmente de forma presencial e aberto a pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, bem como profissionais de saúde de todas as instituições. O principal objetivo da 2ª edição do UFG International Meeting on Dental Research foi facilitar a troca de conhecimentos, experiências e métodos de pesquisa entre pesquisadores de todo o mundo, promovendo discussões interativas e interações em grupo focadas em temas atuais de pesquisa relacionados à saúde bucal e fortalecendo parcerias duradouras e colaborativas.

25/03/2024