Professor da Unifan tem artigo publicado em revista internacional

O docente do Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan), Elias Rafael de Sousa publicou recentemente um artigo no Journal of Molecular Liquids/Holanda, uma das revistas mais relevantes na área da Ciências Física e Médica, intitulado “Theoretical study on symmetric and asymmetric stacking in the self-assembly of bola-amphiphilic peptides into membranes with mixtures of EF4E and KF4K”.

Neste estudo, segundo o professor Elias Rafael,investigou-se teoricamente a formação de dois modelos de membranas de peptídeos bola-anfifílicos, utilizando as sequências de aminoácidos EF4E e KF4K. Por meio de simulações de Dinâmica Molecular Atômica, analisou-se as diferenças energéticas e estruturais entre esses dois tipos de nanoestruturas de membranas.

Ainda de acordo com o docente da Unifan, os resultados deste estudo oferecem insights valiosos para o design e desenvolvimento de novos materiais nanoestruturados baseados em peptídeos. As membranas de peptídeos simétricas e assimétricas exploradas podem encontrar aplicações promissoras em biotecnologia, engenharia de tecidos e na fabricação de materiais avançados.

“Este estudo representa uma contribuição significativa para o avanço do conhecimento sobre a auto-organização de peptídeos em membranas e suas potenciais aplicações em várias áreas da ciência e tecnologia”, afirma o professor Elias.

27/03/2024