Professor da Unifan participa de evento na Espanha

O 3º Foro Jurídico Ibero Brasileiro: Inteligência artificial – regulação e direitos em uma perspectiva multidisciplinar foi realizado nos dias 22 e 23 de abril de 2024, na Faculdade de Ciências Jurídicas e do Trabalho da Universidade de Vigo, Espanha.

O Centro Universitário Alfredo Nasser foi representado pelo coordenador do curso de Direito da unidade Pontalina, professor Fernando Turchetto, que na oportunidade apresentou o trabalho: Compartilhando: em busca de um ponto de equilíbrio entre a autoridade parental e a proteção integração da criança na era digital.

Professor Fernando Turchetto (dir.) durante a apresentação de seu trabalho

O evento teve como objetivos promover o intercâmbio de experiências jurídicas nas diferentes áreas do Direito; realizar a comunicação sobre os resultados das investigações científicas de grupos de pesquisa e de projetos de extensão universitária, desenvolvidos nas Universidades espanholas, galegas, portuguesas e brasileiras; além de criar um espaço para a inovação científica.

A programação incluiu conferências magistrais, mesas temáticas, a cargo de juristas de reconhecido prestígio nas distintas áreas do conhecimento, além de reuniões de grupos de pesquisas e trabalho, com sessões de apresentação de produções científicas(grupos de pesquisa e projetos de extensão universitária), destinados aos investigadores jurídicos dentro dos seguintes eixos temáticos: Inteligência artificial, democracia e direitos fundamentais; Direitos econômicos, sociais e culturais. O mundo do trabalho na sociedade da informação; Criminalidade, corrupção e discriminação racial. Violência de gênero e proteção do coletivo LGBTQIA+; Direito Internacional no século XXI. Papel dos Sistemas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos. Guerra e Paz e Direito Humanitário. Proteção de pessoas vulnerabilizadas, pessoas migrantes e refugiadas; Desenvolvimento sustentável e cidades inteligentes. Questões climáticas, Governança Global, Inovação e Tecnologia; Situações de necessidade, fundos públicos e democracia e Inovação tecnológica: direito público e direito privado.

Ao comentar sobre sua participação no 3º Foro Jurídico Ibero Brasileiro, o professor Fernando disse: “além da experiência singular de muito aprendizado em uma das mais belas Universidade da Espanha, abrem-se novas possibilidades ao curso de Direito na área de pesquisa no sentido de convidar os professores espanhóis aos nossos eventos remotos institucionais, e futuramente, quem sabe, convidá-los de modo presencial.”