Notícias

Cerimônia da Lâmpada, exposição e palestras marcam a abertura da XI Semana de Enfermagem da Unifan



A abertura da XI Semana de Enfermagem do Centro Universitário Alfredo Nasser – Unifan aconteceu na manhã desta segunda-feira (13) no auditório da Instituição, onde estavam presentes alunos, professores e convidados.

A coordenadora do curso, professora Tatieny Aparecida Martins da Costa deu as boas vindas aos alunos, falou sobre a importância da Semana de Enfermagem – profissão que teve a data oficial celebrada no domingo (12) – e anunciou que o curso acaba de receber a certificação de acreditação internacional.

Professora Tatieny da Costa: “Esse reconhecimento comprova qualidade da metodologia de ensino, quadro docente e discente, infraestrutura e matriz curricular ministrada”

A acreditação internacional é um processo de certificação da qualidade de ensino e pesquisa de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Com esse reconhecimento, a instituição é certificada internacionalmente como ambiente que oferece educação diferenciada e de excelência, garantindo aos seus alunos e corpo docente um currículo forte e competitivo.

“Esse reconhecimento comprova qualidade da metodologia de ensino, quadro docente e discente, infraestrutura e matriz curricular ministrada e isso é, certamente, motivo de orgulho para todos nós”, enfatizou a professora Tatieny.

Professora Rosy Mary: “a Semana de Enfermagem é muito mais do que uma simples celebração”

Representando todo o corpo docente da Unifan, a professora Rosy Mary Magalhães, coordenadora do curso de Pedagogia, disse durante suas considerações que “a Semana de Enfermagem é muito mais do que uma simples celebração. É um momento crucial para reconhecer e valorizar o trabalho árduo, a dedicação e o compromisso dos profissionais da enfermagem, que desempenham um papel fundamental na prestação de cuidados  de saúde  em todo o mundo”.

A enfermeira Roberta Rios, representando o sindicato da categoria, proferiu uma palestra sobre a qualidade da formação e da prática em enfermagem. Na ocasião a palestrante destacou vários aspectos relacionados às garantias legais da profissão e a atuação no mercado de trabalho.

Cerimônia de Passagem da Lâmpada: tradição e simbologia

Ainda como parte da programação aconteceu a tradicional Cerimônia de Passagem da Lâmpada. A Cerimônia, uma tradição em escolas de enfermagem, ocorre quando os estudantes que estão concluindo o curso e vão sair para o mercado de trabalho entregam uma lâmpada para os estudantes que vão ingressar no último ano,  como uma forma de lembrar a precursora da profissão e manter acessos os compromissos assumidos durante os anos de formação.

A lâmpada foi adotada como símbolo da enfermagem em referência a Florence Nightingale, que durante a Guerra da Criméia (1853-1856) trabalhou como voluntária na assistência aos feridos, lançando a base para a profissão do enfermeiro mais tarde.

Durante a noite, Florence Nightingale visitava os feridos levando uma lanterna de campanha. O efeito da luz, além de possibilitar a atenta observação, aplacava a dor e solidão dos feridos, animando-os na luta contínua pela vida. Por essas rondas noturnas, Florence ficou conhecida como a Dama da Lâmpada.

Em frente a entrada do auditório, foi montado pelos alunos do 1º período, o Museu da Enfermagem, contando a história da profissão em vários momentos. A programação da XI Semana de Enfermagem da Unifan prossegue logo mais, a partir das 18h30.

Museu da Enfermagem conta a história da profissão

Veja mais fotos do evento acessando nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/unifanbr/

13/05/2024
Assessoria de Imprensa Unifan