Notícias
Alunos de Enfermagem da Unifan participam da Avaliação do exame clínico objetivo estruturado (OSCE)

O OSCE – Exame Clínico Objetivo e Estruturado (em inglês, Objective Structured Clinical Examination), é um método de avaliação das competências, habilidades clínicas e atitudes adquiridas pelos alunos durante o processo de aprendizagem. São elaboradas e simuladas várias estações clínicas, onde os alunos desempenham uma tarefa específica, em um tempo pré-determinado. A organização é estruturada de uma maneira rotativa, (para que todos os participantes individualmente passem por todas as estações), sendo observados por meio de um avaliador presente em cada sala.
Criada por Ronald Harden, a metodologia surgiu no contexto das faculdades de medicina, em 1975, na Finlândia, com o intuito de avaliar as competências de estudantes de medicina e desde então se tornou um padrão de referência para avaliação de desempenho em inúmeras profissões da saúde.
O Centro Universitário Alfredo Nasser já adota essa prática nos cursos de Medicina e Odontologia. Desde o segundo semestre de 2024 o curso de Enfermagem passou a aplicar o exame.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem da Unifan, Tatieny Aparecida Martins da Costa, o OSCE é muito vantajoso na avaliação da competência dos alunos em áreas difíceis de avaliar como comunicação, resolução de problemas e tomada de decisões sólidas. Além disso, segundo a coordenadora, comparado a outros tipos de exames clínicos, o OSCE apresenta confiabilidade, validade e objetividade relativamente altas.
“Vale ressaltar que o curso de Enfermagem UNIFAN é pioneiro nesse método de avaliação no estado de Goiás na formação de Enfermeiros”, destaca Tatieny.
Na manhã desta quinta-feira (13) os alunos do 4º ao 8º períodos de Enfermagem começaram a ser avaliados pela metodologia OSCE, no Centro de Especialidades da Saúde da Unifan. Divididos em grupos, eles demonstravam, em situações simuladas, todo o aprendizado teórico nas áreas da Comunicação, Conhecimento, Habilidade técnica, Raciocínio Clinico, Controle das emoções e Atendimento humanizado.


Ana Clara Evaristo, estudante que participou da avaliação, comentou sobre a experiência. “Essa avaliação é muitíssimo importante, porque ela nos oferece a oportunidade de aplicarmos, na prática, mesmo que de forma simulada, o que aprendemos em sala de aula.”
A aluna do 4º período de Enfermagem, Bruna Campos, diz que o OSCE é uma oportunidade ímpar para o estudante se preparar para uma realidade que irá se deparar no futuro. “É importante porque foge dos padrões teóricos da sala de aula”, afirma a discente.
As avaliações prosseguem nesta sexta-feira durante todo o dia.
Assessoria de Imprensa Unifan