Notícias
Pró-Reitor de Relações Institucionais da Unifan conclui Mestrado em universidade de Portugal

O professor Luiz Antônio de Faria, pró-reitor de Relações Institucionais do Centro Universitário Alfredo Nasser – Unifan, concluiu Mestrado em Administração e Regulação da Educação Superior, pela Universidade Lusófona de Lisboa. A dissertação, de 193 páginas, intitulada “O Enade na regulação do sistema de educação superior brasileiro” foi defendida e aprovada no dia 23 de janeiro de 2024. Na ocasião a banca era composta pela professora doutora Elsa Maria Bacala Estrela, presidente; a arguente, professora doutora Orlanda Maria Lopes Tavares; e, o orientador, professor doutor António Neves Duarte Teodoro.
Professor Luiz comenta sobre os desafios do mestrado:
“Tive a sorte e a honra de, primeiro, ter sido aluno e, segundo, ser escolhido como orientando no Mestrado em Administração e Regulação da Educação Superior por um dos mais requisitados doutores em Educação na Europa: o Professor Doutor Antônio Teodoro, que é Catedrático de Sociologia da Educação e Educação Comparada na Universidade Lusófona de Lisboa; Diretor do Instituto de Educação; e, Coordenador científico do Centro de Investigação Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (CeiED); é também, membro do Comitê Executivo do Conselho Mundial das Sociedades de Educação Comparada (WCCES). O que mais me entusiasmou nesses últimos quase quatro anos de estudo no mestrado foi a humildade e a sabedoria dos meus professores, especialmente do meu orientador, que sempre me incentivou a aguçar meus sentidos para a descoberta do novo na investigação.”
Conforme o prof. Luiz Antônio, sua dissertação teve como objetivo apreender e analisar as implicações de múltiplas dimensões, sistematizadas em Potencialidades e Fragilidades do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para uma Instituição de Educação Superior (IES) privada em Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil. A metodologia de ‘investigação é qualitativa, fenomenológica’ e percorre o caminho por meio do qual será visto o fenômeno das percepções dos gestores/professores em relação ao Enade. Ainda segundo o docente, os resultados apontam para os fatos de que: ‘o Enade avalia, insatisfatoriamente, o potencial teórico, em detrimento do prático, de forma imposta, com apenas promessa de premiação e sob a pena de punição para o curso/instituição, diante da rejeição de estudantes submetidos a ele’; ‘não há diálogo entre o Ministério da Educação, estudantes, docentes, empresários e gestores’; ‘dentre os 34,3% de Potencialidades, destacam-se: Estratégias de marketing, Organização pedagógica e Qualidade da Educação’; e, ‘dentre os 65,69% de Fragilidades, destacam-se: Dificuldades docentes e discentes, Qualidade da Educação e, Potencial teórico e prático do estudante’; ‘a Lei que instituiu o Enade ainda se encontra distante da prática social.
“Meu gosto pela investigação parece ser nato e cresce ao longo da minha carreira. Minha ignorância é a principal motivação para a pesquisa, que nada mais tem sido do que buscar de causas e efeitos dos fenômenos acerca de assuntos relativos ao mundo da educação e respectiva gestão. Investigar é ler o mundo com todos os sentidos e os resultados dessa leitura transformam-se em conhecimentos válidos por determinado tempo e espaço. Esse fato da validade dos resultados é que me motiva a empreender novas investigações”, ressalta o docente.
Luiz Antônio de Faria ingressou na Instituição na função de docente do Colégio Alfredo Nasser, na década de 1970. Ajudou a implantar todos os cursos da Unifan a partir do ano de 2000 e, depois, a transformar a Faculdade em Centro Universitário. Dedica sua carreira à gestão educacional, à graduação e à pós-graduação lato e stricto-sensu.
Implantou a Editora Alfredo Nasser em 2004, que hoje, a cada semestre letivo, publica 6 (seis) revistas, além de livros e séries, de modo a agregar a produção acadêmica e científica das áreas da Educação, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza, Saúde, Ciências Humanas, Matemática e suas tecnologias.
O projeto de cooperação internacional entre o Centro Universitário Alfredo Nasser e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), localizada em Lisboa, foi assinado em 2017.
De acordo com o professor Alcides Ribeiro, reitor da Unifan, a escolha da instituição portuguesa para esse projeto seguiu o planejamento de expansão com a qualidade da instituição aparecidense. “Buscamos uma das referências europeias para essa parceria, para sustentar nosso propósito de crescimento com foco na qualidade. Queríamos justamente começar a oferta de mestrado pela área da Educação, por entender que não há formação qualificada sem educadores qualificados. A qualidade é prioridade no Centro Universitário Alfredo Nasser”, destaca professor Alcides.
Acordos de cooperação interinstitucional internacional
A Unifan mantém convênios de parcerias com países lusófonos, por meio dos quais são oferecidas bolsas de estudo parciais e integrais para pós-graduação e incentiva seus docentes na apresentação de trabalhos de pesquisa em congressos de instituições internacionais de ensino superior.
Os acordos de cooperação interinstitucional internacional têm por finalidade regular as ações destinadas a estreitar relações de cooperação acadêmica entre as partes, delineadas no âmbito dos acordos celebrados entre os governos do Brasil e de Portugal.
Acordos firmados:
PORTUGAL
– Universidade Lusófona de Lisboa;
– Universidade Lusófona do Porto;
– Universidade de Coimbra.
EUA
– Must University.
Assessoria de Imprensa Unifan