Notícias
2ª Jornada Social de Administração: Tecnologia, inovação e network em alusão ao Dia do Administrador

Os alunos do curso de Administração do Centro Universitário Alfredo Nasser – Unifan, com o apoio da coordenação de curso, realizaram nesta segunda, terça e quarta-feira (09,10 e 11), a 2ª Jornada Social da Administração, no auditório da Instituição, no período noturno. O evento acontece em alusão ao “Dia do Administrador”, comemorado em 09 de setembro.
No primeiro dia o convidado foi o palestrante Marcelo Camorim que é comentarista da Rádio Jovem Pan, com o tema “Sucessão empresarial dentro da governança corporativa”. Na terça-feira (10), os alunos ficaram por dentro do empreendedorismo e da inteligência artificial com Taís Moreira e Bill Wallace Andrade.
O aluno Fábio Thiago Oliveira da Silva, aluno do 5º período de Administração foi um dos organizadores do evento e explica que a importância do projeto é trazer pessoas que fazem sobre as experiências que podem ser aproveitadas no campo acadêmico ou no profissional. “Podemos adquirir um conhecimento grande com o palestrante da Jovem Pan, e com os demais. Tudo isso é muito proveitoso.”
Eliana Batista Pires e Silva é bibliotecária da Unifan e cursa o 2º período de Direito. Ela veio acompanhar as palestras para obter mais conhecimento na área da administração. “Essa segunda jornada do curso de administração traz temas relevantes para todos os cursos, eu mesma estou aqui mesmo não sendo do curso de administração. Isso enriquece o conhecimento e abre a nossa visão para assuntos que estão interligados”.

No último dia de evento os alunos receberam o administrador Samuel Albernaz, atual presidente do Conselho Regional de Administração, em Goiás (CRAGO) que explicou o que é o conselho, como ele atua e quais são os passos dos profissionais de sucesso. O método usado pelo presidente foi uma oficina em que os alunos interagiam entre eles.
Ele elenca ainda que o profissional de sucesso precisa ter Competência, Relacionamentos e Atitude (CRA), as mesmas iniciais do órgão. “O profissional que busca o êxito precisa sair da zona de conforto, precisa despontar e aproveitar todas as oportunidades para agregar valor ao seu conhecimento, uma vez que o mercado é altamente competitivo e seletivo, há espaço apenas para os melhores”, pontua.
O coordenador do curso, professor Ricardo Borges, afirma que a Unifan mais uma vez abre as portas à comunidade. “Nós realizamos nos dias 09 e 10 a Feira do Empreendedor que foi um sucesso de público e de vendas, fizemos uma parceria com os comerciantes da região que expuseram aqui os seus produtos e serviços.”
Durante os três dias de eventos mais de 350 pessoas movimentaram a jornada. O coordenador do curso afirma que o mais importante é fundir o conhecimento por meio da teoria, da experiência que devem impactar positivamente na vida dos alunos quanto profissionais de Administração.
A Inteligência Artificial no comando empresarial

É sabido que o mundo digital sempre traz inovações tecnológicas capazes de transformar os afazeres e tarefas do dia a dia e também no setor empresarial. Nesta última década a Inteligência Artificial (IA) tem alterado o contexto de muitas realidades de forma rápida. Esses mecanismos são sistemas projetados para analisar dados, aprender com experiências e tomar decisões de maneira autônoma ou com pouca intervenção humana.
Sobre esse assunto o palestrante Bill Wallace que é consultor do Sebrae – GO explica que as tecnologias têm uma evolução assustadora, o que chamou de revolução das inteligências artificiais. “Eu estou aqui para compartilhar as minhas experiências e demonstrar como a ferramenta pode ser útil no processo de trabalho, quanto a produção, tomada de decisão e análise dos dados de forma segura”, destaca.
O desenvolvimento da IA tem implicações significativas para diversas áreas, incluindo saúde, educação, transporte e negócios. Na saúde, por exemplo, a IA pode ajudar a diagnosticar doenças com maior precisão e desenvolver tratamentos personalizados. No transporte, a IA é fundamental para o avanço dos veículos autônomos, que prometem revolucionar a mobilidade urbana.
Apesar dos benefícios, a IA também levanta questões éticas e sociais importantes. Preocupações sobre privacidade, segurança, impacto no mercado de trabalho e vieses algorítmicos são algumas das questões que precisam ser abordadas à medida que a tecnologia avança.


Assessoria de Imprensa Unifan