Notícias
UNIFAN é selecionada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

O Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan) foi contemplado no recente edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ligada ao Ministério da Educação.
Seu Projeto Institucional foi considerado um dos melhores do Estado de Goiás, o que habilitou a Instituição, dentre mais de 290 de todo o país, para execução de ações de formação de professores(as) da Educação Básica.
O trabalho será desenvolvido em escolas de Aparecida de Goiânia e terá a prefeitura como parceira. Seu principal objetivo é fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o fortalecimento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. Dentre seus objetivos específicos, destacam-se: incentivar a formação de professores da educação básica em nível superior e fortalecer os cursos de licenciatura das IES – Instituições de Ensino Superior participantes; enriquecer a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura; promover a integração entre a educação superior e a educação básica, estabelecendo a colaboração mútua entre IES, redes de ensino e escolas em prol da formação inicial de professores; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação básica, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências pedagógicas de caráter inovador e interdisciplinar, dentre outros.
Segundo a professora Rosy-Mary Magalhães de Oliveira Sousa, coordenadora institucional do Programa, o projeto da Unifan se constitui como estratégia educacional voltada para a cidadania. “Tem como fundamento a premissa de que a educação acontece em todos os lugares e, por isso, o espaço educacional extrapola a prática escolar”, destaca. Segundo a docente, “ressalta-se a necessidade de ampliar o exercício docente em outros espaços que estão desvalidos de uma formação educacional consistente, humanizada e relacionada com a realidade cotidiana da vida dos educandos”.
Para o professor Júlio César Borges, assessor da Pró-Reitoria Acadêmica, a aprovação do projeto pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ressalta a qualidade dos cursos de graduação do Centro Universitário, especialmente da Pedagogia, e do seu corpo docente. “É um projeto que vai contribuir com a formação transdisciplinar, científica, social e epistemológica de professores da Educação Básica”, ressalta.
Nos próximos dias, serão selecionados (as) professores (as) das escolas municipais e estudantes do curso de Pedagogia mediante editais públicos.
Assessoria de Imprensa Unifan