Notícias

Unifan realiza 13º Congresso Pesquisar com sucesso de público



O Congresso ofereceu mais de 80 atividades, entre palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas e apresentações orais e pôsteres.

Entre os dias 16 e 18 de outubro de 2024, o Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan) realizou o 13º Pesquisar – Congresso Interdisciplinar de Produção Científica, principal evento científico da Instituição. Esta edição ocorreu de modo híbrido, com atividades presenciais realizadas na sua sede em Aparecida de Goiânia e nas unidades Pontalina/GO e Remanso/BA; além dessas, o Congresso também ocorreu em salas virtuais no aplicativo Meet. Acrescenta-se que a conferência de abertura, duas das palestras e a mesa redonda de encerramento tiveram transmissão ao vivo pelo YouTube. Foi utilizada a plataforma Sympla para inscrições gratuitas, num total de aproximadamente seis mil.

Considerado um dos maiores fóruns de divulgação da pesquisa universitária do Estado de Goiás, o Congresso Pesquisar foi criado, em 2011, a partir das políticas institucionais de pesquisa que visam oportunizar espaço de divulgação da produção científica nas áreas do conhecimento trabalhadas na Instituição.

Seu objetivo geral é divulgar projetos e resultados de pesquisas de acadêmicos, egressos, docentes e pesquisadores da Unifan e de outras Instituições de Ensino Superior (IES). Dentre seus objetivos específicos, destacam-se: integrar ensino, pesquisa e extensão; promover o intercâmbio de saberes entre as várias áreas de conhecimento; estimular a iniciação científica nos acadêmicos da Unifan; desenvolver e aprimorar o conhecimento de métodos e técnicas de pesquisa e reconhecer trabalhos científicos com qualidade socialmente referenciada.

Assim como nas últimas edições, o evento deste ano foi pensado e estruturado por uma comissão organizadora composta por coordenadores de todos os cursos da Unifan e da sua Coordenação de Laboratórios. Teve o apoio de uma comissão científica para a seleção de trabalhos apresentados por alunos (as), além de professores (as) mediadores (as) e monitores (as) envolvidos no suporte técnico das várias atividades.

A conferência de abertura, em sintonia com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tematizou os “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, foi proferida pelo professor Dr. Daniel da Mata, da Fundação Getúlio Vargas, com o título “Tecnologias sociais, saúde e renda: a importância das políticas públicas”. A atividade, que aconteceu no auditório da Instituição com uma presença considerável do público, foi transmitida pela Youtube no canal oficial da Unifan e até então tem 2.300 visualizações.

Nesta cerimônia, foi feito lançamento oficial do e-book Pesquisar Mais: a ciência em processo e seus resultados – Vol. 4, obra organizada pelos professores doutores Júlio César Borges, Carlos Alberto Vicchiatti e Emídio Brasileiro, fruto do empenho da comunidade acadêmica do Centro Universitário Alfredo Nasser com a produção e divulgação científica em prol do desenvolvimento sustentável de Aparecida de Goiânia e do estado de Goiás. Ele está disponível gratuitamente no endereço eletrônico da Editora Alfredo Nasser: (servicosonlineaparecida.unifan.edu.br/files/docBiblioteca/ebooks/°°320703627.pdf ).

Com abrangência nacional, o Congresso ofereceu mais de 80 atividades. Palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas e apresentações orais e pôsteres foram realizadas por palestrantes da Fundação Getúlio Vargas, Universidade de São Paulo, PUC-GO, UFG, Gran Centro Universitário do Paraná, Sebrae-GO, Sesc-GO, da própria Unifan e de outras Instituições, além de estudantes selecionados.

Merecem destaque, como estratégias de iniciação científica, a Feira de Ciências do Colégio de Aplicação Alfredo Nasser e a participação de acadêmicos e professores contemplados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC). Segundo o Prof. Dr. Júlio César Borges, coordenador do Congresso Pesquisar, “a Feira se mostrou uma importante iniciativa de estímulo ao pensamento científico para nossos estudantes da Educação Básica, com foco no tema dos biomas do Brasil: fauna, flora, populações tradicionais e gastronomia, especialmente do Cerrado”. Sobre os trabalhos do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e PIVIC (Programa Institucional de Voluntário em Iniciação Científica), ele pontua que “o conteúdo apresentado foi de alta qualidade, o que ressalta a seriedade com que a Pesquisa e a Ciência são conduzidas na nossa Instituição”.

O encerramento ocorreu com a mesa-redonda “Caminhos da pesquisa na Unifan: relatos de experiência”, na noite do dia 18 de outubro, e contou com os seguintes professores pesquisadores e seus alunos, respectivamente: Marcos Cristiano Reis e Vitória de Sena Cardoso; Murillo de Sousa Pinto e Kauã Pinheiro Keiber; Poliana Peres Ghazale e Carolina Fátima Gioia Nava; Wesley Henrique Garcia e Silva e Lucas Marques Rodrigues. A mediação foi conduzida pelo professor Newton Paulo Monteiro. Seu formato também foi híbrido, com bom público presente no auditório e transmissão no canal oficial da Unifan no Youtube, com mais de 1.200 visualizações.

De acordo com o Prof. Dr. Júlio César Borges, o 13º Pesquisar atingiu seus objetivos. Segundo ele, “o congresso deste ano pode ser considerado muito bem-sucedido. Tivemos um número altíssimo de inscrições e participações de alunos, comunidade acadêmica e público em geral não só do Unifan, mas também de outras instituições de Goiás e do Brasil. Isso é fruto do empenho da comissão organizadora, que não mediu esforços para montar uma programação com palestrantes locais, de instituições regionais e nacionais de renome, que trouxeram temáticas de grande interesse”.

O Prof. Júlio ainda acrescenta. “A sondagem realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) apurou que mais de 90% dos participantes consideraram o evento bom ou ótimo. Cabe enfatizar que o 13º Pesquisar teve apoio incondicional da Reitoria e Pró-Reitorias da Unifan, o que foi fundamental para sua organização exitosa e o sucesso de público”.

REGISTRO FOTOGRÁFICO DO 13º PESQUISAR

29/10/2024
Assessoria de Imprensa Unifan