AIDE
A Avaliação Interdisciplinar de Desempenho de Estudante (AIDE) é uma avaliação online aplicada no final de todos os semestres (componente da P2) para graduandos de todos os cursos tradicionais (exceto Medicina).
A AIDE é composta de 10 questões de Formação Geral e constitui 10% da composição da média da P2. As questões são elaboradas com base nas portarias do MEC / INEP para o ENADE. O projeto iniciado em 2004 busca familiarizar os estudantes com o formato de questões do exame nacional. Uma equipe anônima específica se encarrega de elaborar as questões.
As questões são randomizadas de tal modo que cada estudante recebe uma prova composta por questões diferentes. O tempo total de realização da AIDE é de 2 horas. O estudante, porém, pode realizar a avaliação ao longo de um período de 15 dias a partir da abertura do sistema. É possível entrar no sistema até três vezes para continuar a prova. Uma vez respondidas as 10 questões, o acesso não é mais possível.
Como se preparar para a AIDE?
Os temas da AIDE, por espelhar os conteúdos para o ENADE, fazem parte do conteúdo de todos os cursos e disciplinas. Eles devem ser contemplados nas atividades de extensão e em discussões nas aulas sobre questões socias, culturais e outras que afetam a sociedade. Esta reflexão será mais produtiva quando desenvolvida a partir da perspectiva do curso, o que exige que os professores e estudantes estabeleçam relações entre tais temas e os componentes curriculares dos cursos.
Para se preparar para a AIDE, procure analisar como os temas de seu curso se articulam com os problemas da sociedade brasileira e mundial e considere o papel do estudante universitário e dos profissionais de sua área na resolução de tais problemas.
Os temas da AIDE são:
1. Ciência, tecnologia e sociedade;
2. Cultura e arte;
3. Ecologia;
4. Educação e ciência;
5. Estado, sociedade e trabalho;
6. Ética, democracia e cidadania;
7. Globalização e política internacional;
8. Inovação tecnológica;
9. Meio ambiente: natureza e intervenção humana;
10. Políticas públicas;
11. Processos de globalização e política internacional;
12. Processos migratórios;
13. Relações de trabalho;
14. Responsabilidade social;
15. Sociodiversidade e multiculturalismo;
16. Tecnologia e inovação;
17. Tecnologias de informação e comunicação;
18. Vida urbana e vida rural.