Notícias
Acadêmicos de Enfermagem da UNIFAN iniciam intercâmbio na Universidade Evangélica Boliviana

Filipe Brum Sodré de Melo e Ellen Dayse Vieira Souza, acadêmicos do curso de Enfermagem da UNIFAN embarcaram ontem (24/08) para Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para vivenciar quatro meses de intercâmbio na Universidade Evangélica Boliviana (UEB). A iniciativa integra o processo de internacionalização da instituição, em parceria com universidades acreditadas pelo Sistema ARCU-SUL e com apoio do Programa MARCA de Mobilidade Acadêmica Regional.
Durante a permanência na Bolívia, os estudantes terão a oportunidade de participar de atividades acadêmicas, estágios práticos, projetos de extensão e vivências culturais, ampliando sua formação profissional e pessoal. Além das aulas, o intercâmbio prevê experiências em campo, possibilitando a troca de saberes sobre políticas de saúde, práticas assistenciais e metodologias de ensino em Enfermagem.

Segundo a coordenação do curso de Enfermagem da UNIFAN, essa mobilidade representa um marco histórico:

“A presença dos nossos alunos em uma universidade internacional fortalece a qualidade do ensino, promove a integração entre países e contribui para a formação de profissionais mais críticos, sensíveis e preparados para atuar em diferentes contextos sociais e culturais”, destaca a coordenadora do curso, Profª Drª Tatieny Aparecida Martins da Costa.
Aluno do 5º período de Enfermagem, Filipe Brum Sodré de Melo comenta que o intercâmbio é uma oportunidade única de aprendizado. “Vai possibilitar contato com outra realidade acadêmica e de saúde, permitindo ampliar a visão sobre a prática da enfermagem. Além disso, representa um espaço de troca cultural e convivência com professores e estudantes de outro país, o que enriquece tanto a formação acadêmica quanto o desenvolvimento pessoal”, ressalta o discente.

Ellen Dayse Vieira Souza cursa o 6º período de Enfermagem e embarcou para a Bolívia com muito entusiasmo e expectativa.
“A experiência irá agregar muito na minha formação com a ampliação dos conhecimentos sobre a enfermagem, com a saúde pública da Bolívia e suas diferenças para o Brasil, com a diferença das doenças endêmicas no país, as diferenças culturais no cuidado, um currículo mais forte, e uma comunicação melhor com o aprendizado de um novo idioma. Representa valorização da enfermagem, e com o nome da Unifan que proporcionou isso para os acadêmicos, me sinto ainda mais honrada pela oportunidade”, enfatiza.
O Profº Dr. Júlio César Borges, Assessor da Pró-reitoria Acadêmica da UNIFAN, também avalia a participação dos alunos da UNIFAN no Projeto ENFER-SUL: Mobilidade Acadêmica para o Aperfeiçoamento da Formação em Enfermagem na América do Sul.

“A expectativa é que a presença de nossos alunos naquela Instituição enriqueça a formação, oferecendo-lhes a oportunidade de desenvolver valores como a solidariedade, a tolerância e o respeito pelas diferenças. Do ponto de vista do Centro Universitário Alfredo Nasser, agregaremos experiência em cooperação acadêmica internacional e melhoria da qualidade do nosso ensino em Enfermagem. Esperamos que os discentes aproveitem ao máximo esse intercâmbio internacional, adquirindo experiências acadêmicas, profissionais e culturais que contribuam para sua formação como enfermeiros com visão crítica, humanizada e globalizada”, pontua o professor Júlio César.
Assessoria de Imprensa Unifan