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Alunos do PIBID encerram semestre com resultados positivos na rede pública de Aparecida de Goiânia

Na última quarta-feira (18), 96 estudantes do curso de Pedagogia do Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan) participaram do seminário de encerramento das atividades do primeiro semestre de 2025 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), iniciativa do governo federal financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a instituição.

Durante o semestre, os bolsistas atuaram em duas escolas públicas de Aparecida de Goiânia: a Escola Municipal Camila Scaliz, com foco em alfabetização de crianças, jovens e adultos, e a Escola Municipal Roque Inocêncio Mendes, com ênfase na educação infantil. A iniciativa buscou promover a integração entre teoria e prática, contribuindo para a formação docente e o fortalecimento do processo educacional nas unidades atendidas.
A coordenadora institucional do PIBID na Unifan, professora Rosy Mary, ressaltou que o seminário teve como objetivo promover uma avaliação “coletiva das ações desenvolvidas. “Esse momento serve para que possamos fazer nossas colocações, identificar acertos e fragilidades, e assim construir caminhos de melhoria para o próximo semestre”, explicou.
Segundo a professora Eva Rodrigues, da Escola Municipal Roque Inocêncio Mendes, a presença dos bolsistas proporcionou um apoio significativo ao corpo docente, especialmente diante dos desafios enfrentados pela educação pública. “Enfrentamos salas superlotadas, com mais de 40 alunos onde o ideal seriam no máximo 25. O suporte dos alunos do PIBID permitiu um atendimento mais individualizado, o que se refletiu em melhores resultados de aprendizagem”, pontuou.
Durante o seminário, as professoras destacaram os principais desafios enfrentados no semestre, como a heterogeneidade nos níveis de aprendizagem entre alunos da mesma turma, limitações de espaço físico e a alta rotatividade dos estudantes. Ainda assim, estratégias pedagógicas como leitura de textos fragmentados, uso de gibis, alfabetos móveis, produção de cartas e oficinas temáticas mostraram-se eficazes no enfrentamento dessas dificuldades.
“É gratificante ver pessoas buscando aprender para conquistar algo maior, como tirar a carteira de motorista ou simplesmente conseguir acessar o caixa eletrônico e ler uma mensagem no celular. Perceber que contribuímos para esses sonhos dentro de sala de aula é impagável. O ensino realmente transforma vidas”, afirmou o estudante Lucas de Carvalho Lima, bolsista do programa, destacando a transformação proporcionada pela educação.
O PIBID tem como objetivo promover a iniciação à docência e aproximar os futuros professores da realidade da escola pública, promovendo experiências práticas que contribuem para a formação profissional e para a melhoria da qualidade da educação básica no país.
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Assessoria de Imprensa Unifan