Notícias

Estágios de Fisioterapia realizam mais de 3 mil atendimentos no primeiro semestre de 2025



Os estágios do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Alfredo Nasser realizaram ao longo do primeiro semestre de 2025 um total de 3.362 atendimentos. Dentre os locais de estágio a Instituição conta com a Clínica Escola UNIFAN, com pacientes da comunidade, indicados por alunos, funcionários e divulgação espontânea dos próprios pacientes. No primeiro semestre de 2025 foram registrados na Clínica Escola um total de 877 atendimentos, nas áreas de Ortopedia (437), Neurofuncional (343) e Neuropediatria (97).

Ainda nas dependências da UNIFAN, foi realizado o estágio de Fisioterapia Preventiva, que tem como alvo os funcionários da Instituição, com 665 atendimentos ao longo do semestre, entre orientações ergonômicas, realização de ginástica laboral, atividades em grupo, como aula de pilates, ginástica pélvica, palestra com temas diversos e ainda uma visita ao Abrigo Lar Mariana, que fica próximo ao Jardim Botânico, enriquecendo as experiências em fisioterapia preventiva dos alunos.

O convênio com a ADFEGO – Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás proporcionou aos alunos estágios em Ortopedia (383 atendimentos), Neurofuncional (200) e o Ambulatório de Cardiorrespiratória, com 260 atendimentos. Totalizando 843 atendimentos, nos estágios I, II e III.

Também do Estágio II, neste semestre a Unifan contou com o Convênio com o CORAE (Centro de Orientação Reabilitação e Assistência ao Encefalopata), com um estágio de Neuropediatria, com 107 atendimentos às crianças daquela instituição no decorrer do semestre.

O estágio III, que compõe a grade do oitavo período, também realiza estágio em ambiente hospitalar e na atenção básica, tendo como campos o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad, com atendimentos na UTI e enfermaria, num total de 133 atendimentos entre fevereiro e junho. Na Unidade de Atenção Básica do Parque Santa Rita foram realizados 849 atendimentos com a comunidade local, entre atendimentos domiciliares, grupos de idosos, palestras para grupos de hiperdia (sistema do Ministério da Saúde do Brasil que visa o cadastro e acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidas no Sistema Único de Saúde), gestantes, e apoio às equipes de saúde da família.

Ao longo do semestre foram realizados 10 encontros para os ECC (estudos de casos clínicos), onde os alunos tiveram a oportunidade de, junto aos professores, trabalhar metodologias diversas nas análises dos casos atendidos.

Também fez parte do estágio a participação na AIP (Atividade Interprofissional), onde estagiários dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia realizam estudos com pacientes atendidos na Clínica Escola, oportunizando à todos a vivência interprofissional.

De acordo com a professora Lia Peres Rezende, Supervisora Geral dos Estágios de Fisioterapia da UNIFAN, “na conclusão das atividades foi disponibilizado um formulário com questões referentes aos estágios com respostas muito positivas dos alunos, o que foi confirmado com o fechamento das notas, onde grande parte dos alunos tiveram notas acima de 9,0 e todos apresentaram mais de 80% de aproveitamento”.

Para a coordenadora do Departamento de Estágios ICS/UNIFAN, professora Andréa Finotti, os atendimentos realizados pelas clínicas-escolas de Fisioterapia e Psicologia são altamente relevantes tanto para a instituição de ensino quanto para a comunidade que se beneficia deles.

“Para a UNIFAN, é fundamental para a formação prático-clínica dos alunos, aprimorando seus conhecimentos teóricos e desenvolvendo habilidades importantes para a atuação profissional. Para a comunidade, a clínica-escola oferece serviços de saúde proporcionando atendimento para populações que, de outra forma, poderiam ter acesso limitado a tais serviços, contribuindo para a prevenção e promoção da saúde. Estes programas de estágio tornaram-se um projeto social consolidado na comunidade, com aumento crescente no número de atendimentos, maior adesão e aumento da visibilidade e confiança por parte da comunidade que se beneficia deles. Com um saldo extremamente positivo, a UNIFAN orgulha-se de seu papel social”, conclui a coordenadora.

30/07/2025
Assessoria de Imprensa Unifan