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Professor da Unifan publica estudo em livro da Universidade de Cambridge

O coordenador do curso de Letras do Centro Universitário Alfredo Nasser e coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Associação Aparecidense de Educação, professor Newton Paulo Monteiro, acaba de publicar um capítulo de livro em inglês em uma série dedicada à avaliação.
A série é publicada desde os anos 1990 pela editora da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e se destina a profissionais voltados para o campo da avaliação no contexto de línguas, que incluem professores de línguas, linguistas aplicados, desenvolvedores de exames, entre outros. A obra foi editada pelas professoras Beverly Baker da Universidade de Ottawa, no Canadá, e Lynda Taylor, da Universidade de Bedfordshire, na Inglaterra.

O livro e o capítulo de autoria do professor Newton apresentam discussões sobre o letramento em avaliação, um conceito que diz respeito “ao conhecimento que professores, estudantes, profissionais da educação e da avaliação, elaboradores de políticas públicas e institucionais e comunidade em geral precisam ter para desenvolver, aplicar e utilizar avaliações de qualidade”, explica o docente.
“Foi uma grande satisfação participar do projeto liderado pelas professoras Beverly Baker e Lynda Taylor. A série da Universidade de Cambridge Studies in Language Testing (SiLT) acabou de publicar os volumes 55 e 56. No capítulo 11 do volume 55, eu desenvolvo um quadro conceitual sobre os fatores de influência e de restrição no desenvolvimento do letramento em avaliação no contexto de línguas por meio de reflexões sobre meus próprios papéis profissionais nos anos recentes. Os volumes estão repletos de estudos que podem contribuir muito para aqueles interessados no desenvolvimento de habilidades e contextos de avaliação”, destaca o professor Newton Paulo Monteiro.
O livro completo (e informações sobre outros volumes da série) pode ser acessado gratuitamente no link: https://www.cambridgeenglish.org/english-research-group/published-research/silt/
Universidade de Cambridge

A Universidade de Cambridge é a segunda mais antiga em língua inglesa do mundo, atrás apenas de Oxford. Sua fundação remonta ao ano de 1209, sendo a terceira universidade mais antiga em operação contínua. A Universidade inclui 31 faculdades constituintes semiautônomas e mais de 150 departamentos acadêmicos, faculdades e outras instituições organizadas em seis escolas.
A universidade opera oito museus culturais e científicos, incluindo o Fitzwilliam Museum e o Jardim Botânico da Universidade de Cambridge. As 116 bibliotecas de Cambridge possuem um total de aproximadamente 16 milhões de livros, cerca de nove milhões dos quais estão na Biblioteca da Universidade de Cambridge, uma biblioteca de depósito legal e uma das maiores bibliotecas acadêmicas do mundo.
Assessoria de Imprensa Unifan