Notícias

Coordenadora Pedagógica da Unifan em Casa Nova-BA é aprovada na defesa do Mestrado




No dia 31 de março de 2023 a professora e coordenadora pedagógica da Unifan, unidade de Casa Nova, na Bahia, Maria do Socorro da Silva Carvalho realizou a sua defesa de Mestrado, ao lado do coorientador professor, Dr. Geam Karlo Gomes. Sob orientação da  professora Dra. Virgínia Pereira da Silva de Ávila que acompanhou a apresentação on-line de Portugal, a dissertação teve como tema: Trajetórias de Formação e Profissionalização do Magistério Primário Rural do Município de Casa Nova – BA (1960 – 1990). Maria do Socorro foi aluna do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares – PPGFPPI/ Universidade de Pernambuco. 

Professora Maria do Socorro: “Foi muito emocionante me tornar mestra em Educação”

O  estudo insere-se no campo da Historiografia e História da Educação. O principal objetivo foi analisar as trajetórias de formação, profissionalização e condições de trabalho de três professores primários leigos que atuaram na zona rural do município de Casa Nova, no estado da Bahia, no período entre as décadas de 1960 e 1990. Como fontes de pesquisa, foram utilizados um conjunto de documentos (diplomas, certificados, fotografias, mapas de exame, entre outros) e entrevistas. 

 O método adotado na pesquisa  foi a história oral, por meio da realização de entrevistas com duas professoras e um professor, bem como a análise documental de acervos pessoais e documentos institucionais. A história oral é uma metodologia que estuda a memória através de um indivíduo, por meio de entrevistas gravadas em que os entrevistados testemunham sobre temáticas relacionadas a instituições, fatos históricos ou de suas próprias vidas, como é o caso dos participantes da pesquisa. A delimitação temporal compreende a chegada do curso de Magistério Normal de Casa Nova, com o objetivo de habilitar professores leigos que atuavam no Magistério Primário rural, e a conclusão do curso da maior parte dos entrevistados.

Sobre o trabalho a coordenadora disse: “foi muito emocionante me tornar mestra em Educação, a primeira da família a conquistar esse título, que não mudará nada em minha personalidade, simplicidade e caráter, mas que transformou a minha vida profissional e o modo de pensar a Educação e de contribuir na formação de professores de minha  cidade Casa Nova”, finalizou a coordenadora. 

05/04/2023
Assessoria de Imprensa Unifan