Notícias
Alunos da Escola Justiniano José Machado assistem apresentação de acadêmicos de Direito da Faculdade Alfredo Nasser sobre Direitos Humanos

No dia 30 de novembro de 2022, foi realizado no período matutino, pelos acadêmicos do 1º período de Direito da UNIFAN – Pontalina, na Escola Justiniano José Machado, uma ação – palestra e dinâmica – a respeito da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH/1948). A referida lei foi trabalhada de forma intercalada com, a peça teatra: O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues e o livro de George Orwell – A Revolução dos Bichos, pelo Professor Antônio Henrique Rosa na disciplina – PCE – Prática de Extensão Curricular, onde trabalhou com os referidos acadêmicos, e estes replicaram à comunidade escolar, com a finalidade de conscientizar às crianças e adolescentes do 6º, 7º, 8º e 9º ano da escola a respeito dos direitos e garantias protegidos pelos Direitos Humanos.
Na ocasião, os acadêmicos discutiram temas relevantes no contexto contemporâneo brasileiro como: homofobia, racismo, fascismo político, liberdade religiosa, entre outros. Diante disso, foi distribuída a todos os alunos presentes uma cópia da Declaração dos Direitos Humanos com seus 30 artigos, sendo posteriormente explicados os artigos vislumbrando os possíveis crimes e preconceitos cometidos acerca dos Direitos Humanos, bem como suas garantias, entre eles: indivisibilidade, interdependência, igualdade, inter-relação, universalidade. Ressaltou-se ainda, a importância do papel da família, da sociedade e do Estado como guardiões dos direitos inerentes a pessoa humana.
Durante o evento, os alunos puderam esclarecer suas dúvidas com os acadêmicos de Direito acerca da Declaração dos Direitos Humanos. Todas as perguntas feitas foram respondidas fundamentadas na DUDH/48 e, nos conteúdos ministrados em aula pelos professores do Curso de Direito da UNIFAN – Pontalina. Dessa forma, ouve premiações aos alunos que mais pontuaram a respeito do que haviam aprendido sobre os Direitos Humanos, na ocasião.
Ao final, os acadêmicos do Curso de Direito, agradeceram a oportunidade a toda comunidade escolar local, como também, de poderem levar ao público o conhecimento de direitos e garantias inalienáveis que, são inerentes a todos os seres humanos, sem preconceitos ou descriminações, independentemente de raça, cor, sexo, etnia, religião, entre outros.






Assessoria de Imprensa Unifan