Alunos de Agronegócio fazem visita técnica em propriedade rural no município de Pontalina

A visita técnica na Fazenda São Bento de Cima aconteceu no dia 4 de março de 2023 e foi coordenada pelo Professor Me. José Humberto da Silva. Participaram alunos do primeiro ao quinto períodos do curso de Agronegócio. Segundo explicou o professor José Humberto, o objetivo da visita foi “buscar conhecimento sobre a gestão e controle relacionando-os com as atividades da propriedade”. Durante a visita os discentes acompanharam todo o processo da manteiga caseira e mandioca empacotada a vácuo.

Os proprietários da fazenda, Edmar Joana e sua esposa Marta Silva, fizeram uma apresentação contando uma parte da história de como surgiu a ideia de investir em fabricação de manteiga de leite caseira. Contudo, conforme explicaram, surgiram as dificuldades, “mas o espírito empreendedor falou mais auto” e tentaram ver se poderia transformar em realidade, foi quando iniciaram, com a orientação de pessoas que faziam em propriedades rurais pequenas quantidades de manteiga para o consumo familiar. Foi com estas experiências que há vinte e cinco anos eles fabricam a manteiga de leite caseira. Atualmente fizeram parcerias com produtores da região que entregam o creme para que seja feito o processo de fabricação final da manteiga na fazenda.

De acordo com o estudo realizado pelos alunos, “o casal empreendedor viu ainda uma nova oportunidade de renda, a qual poderiam descascar a mandioca que eles plantam na fazenda e embalar a vácuo para revenda em comércios locais, já na quantidade certa para a dona de casa colocar direto na panela durante o preparo das refeições”.

A conclusão da visita, segundo os alunos, é que a partir do que foi apresentado, a empresa ainda necessita da elaboração de um plano de negócios para que os empresários sejam orientados sobre técnicas de administração, que já são desenvolvidas com aperfeiçoamentos acadêmicos estudados por gestores do agronegócio.

09/03/2023