Diretor Adjunto de Relações Institucionais da UNIFAN – Pontalina defende tese no Mestrado em Educação

O Professor Antonio Henrique Rosa, Diretor Adjunto de Relações Institucionais da Faculdade Alfredo Nasser (UNIFAN) de Pontalina, realizou no dia 27 de julho de 2023 sua defesa de mestrado no âmbito do Mestrado em Educação da FACMAIS – Faculdade de Ciências e Educação de Inhumas.

A tese intitulada “Reflexões Sobre Escolarização na Perspectiva do Homo Faber: Uma Análise a partir de Hannah Arendt” aborda uma reflexão sobre a escolarização na sociedade moderna com base nas ideias da autora alemã Hannah Arendt.

Nesse contexto, conforme ressalta o professor Antônio Henrique, a escola é vista por muitos apenas como um local de troca de informações para formar futuros empreendedores, trabalhadores e consumidores, negligenciando outras possibilidades de humanização. A essência da escola, segundo Hannah Arendt, vai além do aprendizado do aluno e abrange a instituição física, teorias pedagógicas, dimensões didáticas, professores e alunos. A escola, portanto, deve estar associada à formação humana, despertando a consciência crítica e promovendo a humanização do ser humano.

O estudo também destaca a importância da política na vida humana e a influência da sociedade moderna no enfraquecimento do espaço público e comunitário, o que acaba por desgastar o espaço escolar.

A análise do Professor Antonio Henrique Rosa, orientado pelo Prof. Dr. Ronaldo Manzi, é relevante no contexto educacional, pois contribui para refletir sobre o propósito do aprender e ensinar na escola e questiona a imposição de um modelo exclusivista de ensino.

Com sua dedicação e compromisso com o aprimoramento do conhecimento na área educacional, o agora, Prof. Me. Antonio Henrique Rosa reafirma o compromisso da UNIFAN em oferecer uma formação de excelência e promover reflexões valiosas para o desenvolvimento da educação em Pontalina e região.

28/07/2023