Alunos do curso de Direito da UNIFAN/Pontalina unem Direitos Humanos e Literatura durante evento em escola pública

No dia 21 de junho de 2023, alunos do 1º período do curso de Direito da Unifan de Pontalina organizaram uma atividade no Colégio Estadual Santa Rita de Cássia, como parte da disciplina Prática Curricular de Extensão – PCE I. O objetivo central do evento foi estabelecer uma conexão entre os Direitos Humanos e a Literatura.

Durante o evento, foram apresentados cinco contos cuidadosamente selecionados, que abordaram questões pertinentes aos Direitos Humanos e à Literatura, mostrando como esses temas se entrelaçam em diferentes obras. Os contos escolhidos foram: “O Pecado”, de Lima Barreto; “A Menor Mulher do Mundo”, de Clarice Lispector; “Quantos Filhos Natalina Teve”, de Conceição Evaristo; e “Maria”, também de Conceição Evaristo.

Acadêmicos apresentaram contos com enfoque em questões pertinentes aos Direitos Humanos e à Literatura

A programação começou com uma base teórica sobre a conexão entre o Direito e a Literatura. Ao longo da disciplina, os alunos tiveram a oportunidade de estudar as Teorias do Direito e da Literatura, aprofundar-se em temas de Interpretação e Hermenêutica, compreender os Aspectos Históricos do Direito e da Literatura e realizar uma Análise Jurídica de clássicos literários.

Os paradigmas filosóficos estéticos, como o “Giro Linguístico”, desempenharam um papel crucial na disciplina, permitindo que os alunos explorassem a interpretação jurídico-artística e jurídico-literária. A perspectiva artística da literatura foi destacada para enfatizar o caráter emancipador do direito, enriquecendo a visão dos acadêmicos sobre a interseção dessas duas áreas de conhecimento.

No dia da apresentação, os estudantes se organizaram em grupos, sendo cada grupo responsável por apresentar um conto específico. Após as apresentações, os alunos estabeleceram conexões entre as narrativas e os Direitos Humanos, ressaltando como as obras literárias podem revelar questões sociais e jurídicas. A atividade proporcionou um espaço propício para reflexões e debates enriquecedores entre os acadêmicos e os alunos do ensino médio do Colégio Santa Rita de Cássia, consolidando o aprendizado adquirido durante a disciplina.

A Disciplina: Prática Curricular de Extensão – PCE I foi coordenada pelo Professor Me. Antonio Henrique Rosa, que conduziu o trabalho, incentivando os estudantes a explorarem as nuances entre o Direito e a Literatura, além de estimular o pensamento crítico e a análise cuidadosa das obras estudadas.

De acordo com o professor Antônio Henrique, essa iniciativa revelou o comprometimento dos alunos do curso de Direito da UNIFAN-Pontalina em estabelecer conexões relevantes entre sua formação acadêmica e a sociedade em que vivem. “A união entre Direitos Humanos e Literatura mostrou-se uma abordagem poderosa para a compreensão mais profunda do direito, ampliando horizontes e fortalecendo a visão humanista dos futuros profissionais”, pontua o docente.

Professor Antônio Henrique (agachado) ladeado por acadêmicos do curso de Direito da Unifan/Pontalina
29/07/2023