Alunos de Agronegócio da Unifan – Pontalina participam de aula técnica no município de Mairipotaba

No último sábado, dia 17 de fevereiro, os estudantes do 2º período do curso de Gestão do Agronegócio da UNIFAN – Pontalina, tiveram uma oportunidade de unir teoria e prática durante uma aula técnica na Fazenda Paraíso, localizada no município de Mairipotaba-GO.

O encontro foi conduzido pelo professor Doutorando em Agronomia Renato Dusmon, coordenador do curso de Gestão do Agronegócio na Instituição. Dusmon, além de sua atuação acadêmica, apresentou aos alunos um experimento de doutorado em andamento, proporcionando-lhes uma visão aprofundada sobre a montagem, condução e avaliação de tratamentos em campo.

“Essas aulas são experiências únicas para o curso, pois colocam os acadêmicos frente à realidade prática de seu campo de estudo”, destacou o professor Dusmon.

O objetivo principal da atividade foi praticar algumas teorias aprendidas em sala de aula, concentrando-se especialmente no levantamento de pragas e doenças da soja, bem como nos métodos de controle e nos sistemas integrados de produção. Durante a visita, os alunos puderam explorar a cultura da soja no ambiente natural, compreendendo sua importância econômica e os benefícios que ela traz para o solo e a microbiologia local.

Oportunidade de integração entre a teoria e prática

Um dos pontos altos da aula foi a prática de avaliação de doenças fúngicas, parte integrante do experimento de doutorado conduzido pelo professor Renato Dusmon. Essa experiência permitiu aos alunos não apenas observar de perto os processos práticos envolvidos na pesquisa agrícola, mas também compreender a aplicação da estatística e a integração multidisciplinar necessária no campo do agronegócio.

Para os estudantes do 2º período de Agronegócios, essa aula técnica representou uma oportunidade valiosa de expandir seus conhecimentos e integrar os estudos teóricos com a prática de campo. Além disso, a apresentação do experimento de doutorado acrescentou uma dimensão extra ao aprendizado, proporcionando-lhes uma visão mais ampla e profunda das complexidades envolvidas na gestão e na produção agrícola.

No ambiente desafiador e dinâmico da agricultura, atividades como essa desempenham um papel crucial na formação de profissionais capacitados e bem preparados para enfrentar os desafios do setor. A UNIFAN – Pontalina reafirma assim seu compromisso com a excelência acadêmica e a formação integral de seus alunos, proporcionando experiências educacionais enriquecedoras e alinhadas com as demandas do mercado.

A aula técnica aconteceu em uma propriedade rural no município de Mairipotaba
19/02/2024