Editora

EDITORA ALFREDO NASSER

Desde 2004, ao assumir o exercício da iniciação à pesquisa, da produção e da divulgação acadêmica, a, então, Faculdade Alfredo Nasser, hoje, Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN), dedicou esforços para publicar, em meio físico, trabalhos docentes e discentes, da comunidade interna e externa. Naquele tempo, a Revista Acadêmica UNIFAN publicava estudos das áreas dos dois primeiros Institutos: Superior de Educação e Ciências Sociais Aplicadas.

A partir da autorização de funcionamento de novos cursos e da criação de novos Institutos, a Instituição potencializou as publicações e criou uma revista acadêmica para cada um dos seus Institutos.

A Editora Alfredo Nasser, sem fins lucrativos, vinculada à Diretoria de Relações Institucionais (à época), foi homologada pela Resolução do Conselho Superior (CS) n. 9, de 1º/2/2013, inscrita no Ministério da Cultura – Fundação Biblioteca Nacional, com Prefixo Editorial n. 68122, em 2/5/2014. Em 1º/3/2020, recebeu o prefixo editorial n. 89165 da Câmara Brasileira do Livro (CBL), que é a nova “Agência Brasileira do ISBN”, com vistas à melhoria da qualidade acadêmica e científica das publicações e à implementação do Projeto Pedagógico Institucional da Faculdade Alfredo Nasser.

São objetivos da Editora Alfredo Nasser:

– incentivar e apoiar, em todas as áreas do conhecimento, as práticas da produção científica, didática, técnica, literária e cultural da comunidade acadêmica;

– orientar as práticas de edição e divulgação de publicações de interesse do ensino, da pesquisa e da extensão;

– promover o intercâmbio interinstitucional de publicações.

A regulamentação da Política Editorial institucional da Editora Alfredo Nasser está prevista na Resolução do Conselho Superior (CS) n. 9, de 1º/2/2013, e é caracterizada pela:

– adequação às normas técnicas vigentes;

– constituição do Conselho Editorial, órgão deliberativo interdisciplinar, e dos Comitês responsáveis pela apreciação dos trabalhos submetidos; e,

– publicação em meio eletrônico, política interna que expressa o cumprimento da responsabilidade socioambiental e que facilita o acesso da comunidade interna e externa.

Após a submissão dos trabalhos e posterior aprovação das instâncias competentes, a Editora Alfredo Nasser, em conformidade com as características da publicação, divulga:

– as Revistas acadêmicas:

a) EDUCAÇÃO E CULTURA EM DEBATE;

b) QUALIA: A CIÊNCIA EM MOVIMENTO;

c) NOVOS DIREITOS;

d) SAÚDE & CIÊNCIA EM AÇÃO;

e) PSICOLOGIAS EM MOVIMENTO.

– a Série SOCIEDADE, SAÚDE E MEIO AMBIENTE;

– a Coleção SOCIEDADE, SAÚDE E INOVAÇÃO (edição limitada de três volumes);

– os LIVROS independentes; e,

– os ANAIS de eventos;

Em 2020, com o credenciamento da Faculdade para Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN), a Pró-Reitoria de Relações Institucionais incentivou a Editora a potencializar a quantidade e qualidade das publicações. Amparada por esta política, a Editora Alfredo Nasser aumentou o número e qualidade das publicações, com foco no incentivo à produção de trabalhos de discentes e docentes, que contribuem, também, com o ensino e a extensão. Além disso, essas publicações visam colaborar com a implementação de programas de pós-graduação lato e stricto sensu. Por fim, é projeto da Editora, no âmbito dos seus objetivos e da Política Editorial, capacitar e orientar o corpo docente de todas as unidades de educação básica e superior, mantidas pela Associação Aparecidense de Educação, dentre elas: o Colégio de Aplicação Alfredo Nasser de Aparecida de Goiânia – GO e de Remanso – BA; e a Faculdade Alfredo Nasser de Remanso – BA, de Casa Nova – BA e de Pontalina – GO.