Biblioteca

1 – Acervo de livros e periódicos por área de conhecimento

A Biblioteca do Centro Universitário Alfredo Nasser é constituída de livros, periódicos, CDs e DVDs das várias áreas do conhecimento, tais como: Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Exatas e da Terra; Letras; Artes; e Ciências Biológicas. Também há microcomputadores para acessar a base de dados e a Internet. Todo o acervo é informatizado e tecnicamente organizado para leituras, pesquisas e empréstimos que possibilitam a transformação da informação em conhecimento. Este acervo está em constante expansão, para fornecer à comunidade acadêmica a documentação necessária ao ensino, pesquisa e extensão. Do acervo, boa parte pode ser retirada por meio de empréstimos, exceto periódicos e obras de referências. O acesso ao acervo é fechado, isto é, as obras deverão ser solicitadas aos atendentes nas seções de referências, para que possam ser consultadas no local ou retiradas por empréstimos. É necessário o cadastro do usuário na Biblioteca. Para acessar produtos e serviços, o usuário comparece ao recinto, se identifica como estudante, professor, colaborador ou membro da comunidade externa e usa a senha individual de identificação.

2 – Política de atualização e informatização

A política de atualização do acervo atende às solicitações das coordenações dos cursos por meio de aquisições semestrais. A Biblioteca possui sistema interno de gerenciamento e controle de SGCB, desenvolvido pela própria Instituição, que possibilita consulta rápida, citando-se o título ou autor ou palavra-chave, o que resulta na disponibilidade, ou não, da obra consultada.

3 – Área física disponível

Funciona em três unidades de atendimento, em conformidade com as necessidades específicas dos cursos que a Instituição oferece. Disponibiliza espaços individuais de estudos, para leitura, trabalhos em grupos e salas destinadas aos serviços de processamento técnico e acervos.

4 – Recomendações aos usuários

1. O usuário deve preencher o formulário e poderá realizar na Biblioteca o cadastro da Biometria para efetuar empréstimos e devoluções. 2. A devolução, após o dia do vencimento do empréstimo, gera multa por dia de atraso. 3. A Biblioteca é um ambiente de estudo e pesquisa, portanto fale com moderação e somente o necessário. 4. Não consuma alimentos e bebidas de quaisquer espécies. 5. Não é permitido acesso a sites que não estejam relacionados a conhecimentos científicos e técnicos nas áreas acadêmicas. 6. Todo usuário deverá zelar pelas obras e equipamentos disponíveis na Biblioteca.

5 – Horários de funcionamento

A Biblioteca funciona em todos os dias letivos, nos três turnos.