Guia da Faculdade do Jornal O Estado de São Paulo consagra cursos do UNIFAN com 38 Estrelas

O Jornal O Estado de São Paulo publicou nesta sexta feira, 4 de novembro, o resultado da avaliação feita na qualidade de 10 mil cursos superiores, selecionados para participar da promoção Guia da Faculdade, promovida pelo periódico e pela Quero Educação, cuja finalidade é apontar os melhores cursos brasileiros em cada área da formação universitária. Todas as instituições de Ensino Superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas para fazer parte do Guia da Faculdade.

Após avaliação de mais de 17 mil coordenadores de cursos e professores universitários do País, os cursos melhores avaliados recebem entre três e cinco estrelas.

Professor Carlos Vicchiatti: “oferecer a melhor formação sempre”

O Centro Universitário UNIFAN, de Aparecida de Goiânia aparece entre as instituições com melhores índices de qualidade, levando em consideração a quantidade de cursos que disponibiliza na sua grade. Ao todo a Instituição recebeu 38 estrelas. De acordo com o Pró-Reitor Acadêmico, Pós Doutor Carlos Alberto Vicchiatti o resultado é uma somatória de fatores que o Centro Universitário vem implantando:
“Nossa proposta é oferecer a melhor formação superior sempre. Para isto precisamos levar em conta a capacitação naquilo que o curso qualifica e na personalidade cidadã dos nossos alunos. Assim não abrimos mão da infraestrutura necessária para cada um dos cursos, temos índice de mestres e doutores entre nossos professores, na casa de 62%, quando o recomendado pelo Ministério da Educação é de apenas 33% e todas as ferramentas necessárias para aprimorar nosso nível de ensino são sempre disponibilizadas” , explica Carlos Vicchiatti.

Foram contemplados com três estrelas: Medicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Direito, Ciências Contábeis, Logística, Segurança Pública, Administração. Foram contemplados com quatro estrelas os cursos de Gestão Pública e Pedagogia.

A Faculdade Alfredo Nasser da cidade de Remanso, na Bahia também teve dois cursos estrelados: Matemática e Pedagogia.

Para ser aceito no processo de avaliação do Guia da Faculdade é preciso que o curso esteja devidamente inscrito no Ministério da Educação, ter titulação de bacharelado, licenciatura, ou tecnologia, possuir pelo menos uma turma formada e pelo menos uma em andamento. Os critérios avaliados são qualificação do corpo docente, infraestrutura e o projeto pedagógico do curso.

“A presença nesse ranking representa de maneira significativa a qualidade dos docentes, equipe administrativa, infraestrutura e, especialmente do ensino ofertado à toda comunidade acadêmica da instituição, reforçando o trabalho incessante do Unifan em capacitar e formar os profissionais do futuro”, finaliza o Pró-Reitor Acadêmico.

PARCERIA ESTADÃO / QUERO EDUCAÇÃO

O Guia da Faculdade nasceu de uma parceria, fechada no final de 2018, entre o Estadão e uma das principais startups da área educacional do país, a Quero Educação, empresa com sede em São José dos Campos (SP).
No projeto do Guia, coube à equipe da Quero a montagem de todo o processo da avaliação de cursos, incluindo a definição da metodologia utilizada, coleta de informações das instituições de ensino, montagem do banco de avaliadores e tabulação dos dados obtidos.

Os resultados finais da avaliação são divulgados com exclusividade pelo Estadão em suas diversas plataformas. (https://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade-2022/)

Ver menos

07/11/2022