Notícias

Pedagogia promove encontro de egressos



Auditório do Colégio Estadual Profª Irene de Souza Araújo

A coordenação do curso de Pedagogia da Faculdade Alfredo Nasser de Remanso promoveu no dia 10 de junho um encontro com egressos da Instituição. O evento aconteceu no auditório do Colégio Estadual Profª Irene de Souza Araújo e reuniu, além de egressos, familiares, educadores e a sociedade em geral. O tema do Encontro foi “Adultização da Infância”.

Segundo a organizadora do encontro, professora Sileide Mendes, a ideia de promover um evento focado na adultização infantil surgiu da percepção de tendências preocupantes no comportamento e desenvolvimento das crianças na sociedade atual. “As redes sociais, por exemplo, desempenharam um papel significativo, expondo os pequenos a conteúdos e pressões indevidas. Além disso, a iniciativa também reflete um esforço de conscientização mais amplo para proteger a infância”, explica a professora Sileide.

Durante o encontro, vários palestrantes, egressos dos cursos de Pedagogia e Matemática, abordaram o tema, enfatizando causas, impactos e como proteger as crianças.

Professora Sileide Mendes: “É um tema que nos convida a uma reflexão profunda “

“A palestra sobre Adultização Infantil é de extrema importância, especialmente no cenário atual onde as crianças estão cada vez mais expostas a estímulos e pressões do mundo adulto. É um tema que nos convida a uma reflexão profunda sobre o papel que a sociedade, a mídia e, principalmente, as famílias, desempenham no desenvolvimento saudável das novas gerações”. destaca a professora Sileide.

O que é adultização infantil?

A adultização infantil é um fenômeno que ocorre quando crianças e adolescentes são expostos a comportamentos e responsabilidades típicas do mundo adulto, muitas vezes de forma precoce e inapropriada para sua faixa etária. Esse processo envolve a perda de momentos essenciais da infância, como brincadeiras e a descoberta do mundo, que são substituídos por responsabilidades e pressões de adultos.

Na era digital, esse processo tem se intensificado, especialmente com a popularização das redes sociais, onde muitos menores de idade são expostos a conteúdos sexualizados ou assumem papéis adultos para se destacar em plataformas como Instagram, TikTok e YouTube.

A sexualização precoce e a pressão para se comportar de forma adulta estão entre os principais elementos da adultização, que pode causar danos significativos ao desenvolvimento emocional e psicológico das crianças.

REGISTRO FOTOGRÁFICO:

Egressos
Momento cultural com a banda Márcio Passos e banda
22/09/2025
Assessoria de Imprensa Unifan