
Comissão Própria de Avaliação (CPA)
A CPA da UNIFAN conduz a autoavaliação institucional de forma ética e participativa, promovendo a melhoria contínua da qualidade acadêmica e administrativa.
Atuação da Comissão Própria de Avaliação – CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Associação Aparecidense de Educação (AAE) possui uma atuação ativa com diversas iniciativas de avaliação institucional e divulgação de resultados.
Além dos tradicionais relatórios de autoavaliação, a comissão conduz pesquisas com todos os setores da comunidade acadêmica e com egressos sobre a atuação do Centro Universitário Alfredo Nasser e sua relevância social.
A comissão também conduz enquetes sobre questões específicas para contribuir com a gestão institucional.
Por exemplo, os eventos de pesquisa (Pesquisar) e de ação social e extensão (MOCCA) são sempre avaliados com a participação de estudantes, professores e membros da comunidade externa.
Outro exemplo foi uma enquete conduzida com professores sobre seus conhecimentos de uma segunda língua, iniciativa que visou prover dados à gestão institucional para considerações sobre internacionalização.
A CPA realiza todos os anos o Seminário Interdisciplinar de Avaliação da Educação Superior – SIAES, o principal evento de divulgação e discussão com a comunidade dos resultados das avaliações da CPA.
Além disso, a divulgação das ações da CPA é feita nos murais disponíveis em diferentes pontos da Instituição.
Acesse os documentos e relatórios a partir do menu da CPA.

Composição da Comissão Própria de Avaliação – CPA
Ato da designação: Portaria nº 18 CS, de 25 de junho de 2024.
- Newton Paulo Monteiro (coordenador);
- Elias Rafael de Sousa (representante do corpo docente);
- Carlos Andrade Faria Filho (representante do corpo docente);
- Giselle Garcia de Oliveira (representante do corpo docente);
- Simone Angelita de Santana (representante técnico-administrativo);
- Roberto Junior Rezende (representante técnico-administrativo);
- Augusto César Rodrigues Costa (representante discente);
- Carolina Fátima Gioia Nava (representante discente);
- Rodrigo Rodriguês Ribeiro Dutra (representante discente);
- Gabriela André da Silva (representante discente); e,
- ristiane dos Santos Fortino (representante da comunidade externa)

INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
A CPA utiliza diversos instrumentos ao longo do seu ciclo avaliativo para coletar dados relativos à Instituição.
Documentos e Relatórios da CPA UNIFAN
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIFAN disponibiliza, de forma transparente e acessível, todos os documentos, relatórios, eventos e materiais institucionais relacionados aos seus processos de autoavaliação.
Categoria | Documento | Link |
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Documentos | Projeto CPA Ciclo 2022-2025 | Ver Documento |
Regulamento da Comissão Própria de Avaliação – CPA | Ver Documento | |
Portaria de Designação dos membros da CPA | Ver Documento | |
Atas de reuniões 2022-2024 | Ver Atas | |
Eventos | Seminário Interdisciplinar de Avaliação da Educação Superior – SIAES 2024 | Ver Evento |
Seminário Interdisciplinar de Avaliação da Educação Superior – SIAES 2023 | Ver Evento | |
Relatórios | Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2024 | Ver Relatório |
Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2023 | Ver Relatório | |
Relatório Final de Autoavaliação Institucional – 2022 (Ciclo 2019-2021) | Ver Relatório | |
Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2021 | Ver Relatório | |
Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2020 | Ver Relatório | |
Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2019 | Ver Relatório | |
Relatório de Avaliação do Congresso Pesquisar – 2023 | Ver Relatório | |
Relatório de Avaliação do MOCCA 2024 (evento extensionista) | Ver Relatório | |
Relatório de Enquete com Professores sobre Conhecimentos de Língua Estrangeira – 2023 | Ver Relatório | |
Relatório da Avaliação CPA | RH com Técnico-administrativos – 2024 | Ver Relatório | |
Relatório Integral de Autoavaliação Institucional – 2025 | Ver Relatório | |
Acompanhamento de Egressos | Relatório de Pesquisa com Egressos 2020 | 2021 | Ver Relatório |
Resultados do Questionário para Egressos – 2024 | Ver Resultados | |
Evidências de Impacto na Gestão | Atas que evidenciam a apropriação dos resultados pela comunidade acadêmica | Ver Atas |
Relatório de evidências de impacto das avaliações – 2024 | Ver Relatório | |
Síntese de melhorias – avaliações internas e externas 2022 | Ver Síntese | |
Relato Institucional | Relato Institucional 2023 | 2024 | Ver Relato |
CPA Explica | Vídeo: O que é a CPA | Assistir |
Vídeo: Para Egressos | Assistir | |
Vídeo: Divulgação da CPA | Assistir | |
Banner: Como se calcula o conceito ENADE | Visualizar | |
Banner: Como se calcula o CPC | Visualizar |

Avaliação Interdisciplinar de Desempenho de Estudante (AIDE)
A Avaliação Interdisciplinar de Desempenho de Estudante (AIDE) é uma avaliação online aplicada no final de todos os semestres (componente da P2) para graduandos de todos os cursos tradicionais (exceto Medicina).
A AIDE é composta de 10 questões de Formação Geral e constitui 10% da composição da média da P2.
As questões são elaboradas com base nas portarias do MEC / INEP para o ENADE.
O projeto, iniciado em 2004, busca familiarizar os estudantes com o formato de questões do exame nacional.
Uma equipe anônima específica se encarrega de elaborar as questões.
As questões são randomizadas, de modo que cada estudante recebe uma prova composta por questões diferentes.
O tempo total de realização da AIDE é de 2 horas.
O estudante pode realizar a avaliação ao longo de um período de 15 dias a partir da abertura do sistema, podendo entrar no sistema até três vezes para continuar a prova.
Após responder as 10 questões, o acesso não é mais possível.
Como se preparar para a AIDE?
Os temas da AIDE, por espelharem os conteúdos do ENADE, fazem parte do conteúdo de todos os cursos e disciplinas.
Eles devem ser contemplados nas atividades de extensão e em discussões em aula sobre questões sociais, culturais e outras que afetam a sociedade.
Essa reflexão será mais produtiva quando desenvolvida a partir da perspectiva do curso, o que exige que professores e estudantes estabeleçam relações entre tais temas e os componentes curriculares.
Para se preparar para a AIDE: