Comissão Própria de Avaliação (CPA)

A CPA da UNIFAN conduz a autoavaliação institucional de forma ética e participativa, promovendo a melhoria contínua da qualidade acadêmica e administrativa.

Atuação da Comissão
Própria de Avaliação – CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Associação Aparecidense de Educação (AAE) possui uma atuação ativa com diversas iniciativas de avaliação institucional e divulgação de resultados.

Além dos tradicionais relatórios de autoavaliação, a comissão conduz pesquisas com todos os setores da comunidade acadêmica e com egressos sobre a atuação do Centro Universitário Alfredo Nasser e sua relevância social.
A comissão também conduz enquetes sobre questões específicas para contribuir com a gestão institucional.
Por exemplo, os eventos de pesquisa (Pesquisar) e de ação social e extensão (MOCCA) são sempre avaliados com a participação de estudantes, professores e membros da comunidade externa.
Outro exemplo foi uma enquete conduzida com professores sobre seus conhecimentos de uma segunda língua, iniciativa que visou prover dados à gestão institucional para considerações sobre internacionalização.

A CPA realiza todos os anos o Seminário Interdisciplinar de Avaliação da Educação Superior – SIAES, o principal evento de divulgação e discussão com a comunidade dos resultados das avaliações da CPA.
Além disso, a divulgação das ações da CPA é feita nos murais disponíveis em diferentes pontos da Instituição.

Acesse os documentos e relatórios a partir do menu da CPA.

Composição da Comissão Própria de Avaliação – CPA

INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

A CPA utiliza diversos instrumentos ao longo do seu ciclo avaliativo para coletar dados relativos à Instituição.

Acesse: Modelos de instrumentos utilizados pela CPA | AAE

Documentos e Relatórios da CPA UNIFAN

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIFAN disponibiliza, de forma transparente e acessível, todos os documentos, relatórios, eventos e materiais institucionais relacionados aos seus processos de autoavaliação.

Categoria Documento Link
Documentos Projeto CPA Ciclo 2022-2025 Ver Documento
Regulamento da Comissão Própria de Avaliação – CPA Ver Documento
Portaria de Designação dos membros da CPA Ver Documento
Atas de reuniões 2022-2024 Ver Atas
Eventos Seminário Interdisciplinar de Avaliação da Educação Superior – SIAES 2024 Ver Evento
Seminário Interdisciplinar de Avaliação da Educação Superior – SIAES 2023 Ver Evento
Relatórios Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2024 Ver Relatório
Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2023 Ver Relatório
Relatório Final de Autoavaliação Institucional – 2022 (Ciclo 2019-2021) Ver Relatório
Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2021 Ver Relatório
Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2020 Ver Relatório
Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2019 Ver Relatório
Relatório de Avaliação do Congresso Pesquisar – 2023 Ver Relatório
Relatório de Avaliação do MOCCA 2024 (evento extensionista) Ver Relatório
Relatório de Enquete com Professores sobre Conhecimentos de Língua Estrangeira – 2023 Ver Relatório
Relatório da Avaliação CPA | RH com Técnico-administrativos – 2024 Ver Relatório
Relatório Integral de Autoavaliação Institucional – 2025 Ver Relatório
Acompanhamento de Egressos Relatório de Pesquisa com Egressos 2020 | 2021 Ver Relatório
Resultados do Questionário para Egressos – 2024 Ver Resultados
Evidências de Impacto na Gestão Atas que evidenciam a apropriação dos resultados pela comunidade acadêmica Ver Atas
Relatório de evidências de impacto das avaliações – 2024 Ver Relatório
Síntese de melhorias – avaliações internas e externas 2022 Ver Síntese
Relato Institucional Relato Institucional 2023 | 2024 Ver Relato
CPA Explica Vídeo: O que é a CPA Assistir
Vídeo: Para Egressos Assistir
Vídeo: Divulgação da CPA Assistir
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Avaliação Interdisciplinar de
Desempenho de Estudante (AIDE)

A Avaliação Interdisciplinar de Desempenho de Estudante (AIDE) é uma avaliação online aplicada no final de todos os semestres (componente da P2) para graduandos de todos os cursos tradicionais (exceto Medicina).

A AIDE é composta de 10 questões de Formação Geral e constitui 10% da composição da média da P2.
As questões são elaboradas com base nas portarias do MEC / INEP para o ENADE.
O projeto, iniciado em 2004, busca familiarizar os estudantes com o formato de questões do exame nacional.
Uma equipe anônima específica se encarrega de elaborar as questões.

As questões são randomizadas, de modo que cada estudante recebe uma prova composta por questões diferentes.
O tempo total de realização da AIDE é de 2 horas.
O estudante pode realizar a avaliação ao longo de um período de 15 dias a partir da abertura do sistema, podendo entrar no sistema até três vezes para continuar a prova.
Após responder as 10 questões, o acesso não é mais possível.

Como se preparar para a AIDE?

Os temas da AIDE, por espelharem os conteúdos do ENADE, fazem parte do conteúdo de todos os cursos e disciplinas.
Eles devem ser contemplados nas atividades de extensão e em discussões em aula sobre questões sociais, culturais e outras que afetam a sociedade.

Essa reflexão será mais produtiva quando desenvolvida a partir da perspectiva do curso, o que exige que professores e estudantes estabeleçam relações entre tais temas e os componentes curriculares.

Para se preparar para a AIDE:

Ciência, tecnologia e sociedade;

Cultura e arte;

Ecologia;

Educação e ciência;

Estado, sociedade e trabalho;

Tecnologia e inovação;

Ética, democracia e cidadania;

Globalização e política internacional;

Inovação tecnológica;

Meio ambiente: natureza e intervenção humana;

Políticas públicas;

Tecnologias de informação e comunicação;

Processos de globalização e política internacional;

Processos migratórios;

Relações de trabalho;

Responsabilidade social;

Sociodiversidade e multiculturalismo;

Vida urbana e vida rural.