
Curso de Direito realizará XI Semana Internacional de Integração Jurídica
10/10/2025
Unifan recebe a visita de professoras bolivianas
15/10/2025O Centro Universitário Alfredo Nasser – Unifan realizou, nesta terça-feira (14/10), no auditório da Instituição, a cerimônia de abertura do 14º Congresso Interdisciplinar de Produção Científica – Pesquisar. O evento acontece nos dias 14, 15 e 16 de outubro, com o objetivo de promover e divulgar a ciência e o conhecimento, reunindo alunos, professores e demais pesquisadores.
A conferência de abertura da 14ª edição do Congresso Pesquisar abordou o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: o meio ambiente. O professor doutor da UFG, Diego Tarley Ferreira Nascimento, proferiu a palestra “Crise climática e estratégias para um futuro sustentável no Cerrado”.

Além de abordar o tema, o geógrafo também abriu espaço para diálogo com os participantes presentes no auditório e com os que acompanharam a transmissão on-line. “O que eu trouxe hoje para os participantes foi uma reflexão sobre como as mudanças climáticas afetam o ambiente do Cerrado brasileiro, os fatores que ocasionam essas mudanças – com foco na emissão de gases poluentes – e o que podemos fazer para cuidar melhor do meio ambiente”, explicou Diego.
Júlio César Borges, coordenador geral do 14º Pesquisar, destacou que a organização do congresso começa muito antes dos três dias de evento e que, durante sua realização, todo o esforço se torna visível. “São mais de 60 atividades previstas, de forma híbrida – presencial e on-line. Na quinta-feira, teremos programação o dia inteiro e um encerramento cheio de conhecimento”, afirmou o coordenador.
Carlos Alberto Vicchiatti, pró-reitor acadêmico da Unifan, deu as boas-vindas aos presentes e relembrou o início da trajetória do evento. “Começamos pequenos, com poucos trabalhos. Hoje, na 14ª edição, ver esse auditório cheio para falar sobre pesquisa é muito gratificante para todos nós, professores que fazemos parte dessa história. Isso engrandece o nome da Unifan e nos projeta como um dos maiores congressos de pesquisa do Centro-Oeste”, destacou Vicchiatti.

Segundo o comitê organizador do evento, estão sendo apresentados cerca de 250 trabalhos, entre comunicações orais e pôsteres, além de palestras, minicursos, mesas-redondas e oficinas. A programação completa está disponível no site da instituição, acessível por meio do banner principal. Outras informações podem ser encontradas na aba “Pesquisa”, no site: unifan.edu.br.
O 14º Pesquisar acontece de forma híbrida, com mais de 60 atividades. As unidades da Unifan nas cidades de Remanso, Casa Nova e outras regiões da Bahia podem acompanhar o evento on-line, por meio do YouTube ou do Instagram oficial da instituição: @unifanbr. O evento é organizado pela Unifan, com apoio do Plano Mais Saúde, Hospital Santa Lúcia, Hospital Ruy Azeredo, Hospital Infantil de Campinas, Hospital Psiquiátrico Maria Cândida Teixeira e do programa Pacto Goiás Pela Inovação.
A cerimônia de abertura contou ainda com uma apresentação cultural das alunas Júlia Roberta e Ana Carolina, do Colégio de Aplicação Alfredo Nasser, que recitaram o poema “A Máscara”. Também esteve presente no evento o vice-reitor da Unifan, professor José Carlos Barbosa Soares.

