
Acadêmicos de medicina participam de curso realizado em hospital de Goiânia
16/12/2025A aluna Laura Nicoll Balcedo Nunez, de uma universidade da Colômbia, que chegou ao Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan) em 28 de setembro para um intercâmbio na área de Enfermagem, está pronta para embarcar de volta ao seu país natal após quase três meses de experiência.
A coordenadora do curso de Enfermagem da Unifan, Tatieny Martins, organizou a despedida da aluna e, ao mesmo tempo, recebeu de volta os estudantes da instituição Filipe Sodré de Melo e Ellen Dayse Vieira de Souza, que realizaram intercâmbio na Universidade Evangélica da Bolívia, na cidade de Santa Cruz de la Sierra.
Laura destacou o acolhimento que recebeu na Unifan durante todo o período e ressaltou o aprendizado da língua portuguesa. “Agora vou incrementar meu currículo: já sei falar português, conheci outro sistema de saúde e pude entender como a saúde brasileira coloca o enfermeiro em um lugar de maior importância, além dos avanços na política de saúde da mulher”, afirmou.
A coordenadora do curso de Enfermagem, Tatieny Martins, destacou que esse processo de internacionalização faz com que a Enfermagem da Unifan dê um passo à frente no ensino, destacando-se como um dos melhores cursos do estado.
O aluno Filipe relatou que cursaram cinco disciplinas semelhantes às já estudadas na Unifan, como Saúde Pública e Saúde da Mulher. “Foi uma experiência rica, que nos permitiu perceber o quanto somos afortunados por estudar na Unifan. Não que o ensino lá seja ruim, mas o conteúdo é um pouco mais defasado em relação ao Brasil, muito em função do contexto do sistema de saúde brasileiro”, afirmou.
A também intercambista Ellen, do 6º período, lembrou que essa não é apenas uma experiência acadêmica, mas também de conhecimento de mundo. “A universidade tem investimento americano e uma estrutura muito boa. Foi interessante perceber como, econômica e culturalmente, a Bolívia é diferente, e como isso influencia diretamente na saúde do país e no contexto do cuidado, principalmente com as mulheres”, destacou.

Ellen Dayse Vieira de Souza (esq.), Tatieny Martins, Filipe Sodré de Melo e Laura Nunez

Coordenadora do curso, Tatieny Martins (centro) ladeada por alunos e professores
