
14º Pesquisar abre o terceiro e último dia de programação
16/10/2025O Centro Universitário Alfredo Nasser – Unifan realizou, nesta quinta-feira (16/10), no auditório da Instituição, a cerimônia de encerramento do 14º Congresso Interdisciplinar de Produção Científica – Pesquisar, com a mesa-redonda intitulada “Mudanças climáticas – dilemas éticos e compromissos institucionais”, mediada pelo professor Newton Paulo Monteiro.
Participaram como convidados os professores Fernando Turchetto, Fernanda Maria Afonso Carneiro e Fernando de Jesus Souza, que abordaram os desafios das mudanças climáticas sob diversas perspectivas.
Esta edição do Congresso foi realizada de forma híbrida, com atividades presenciais na sede da Unifan, em Aparecida de Goiânia, e a participação de alunos e professores das unidades de Pontalina-GO, Remanso-BA e Casa Nova-BA. O evento também foi transmitido em salas virtuais pelo aplicativo Google Meet. Além disso, a conferência de abertura, uma das palestras e a mesa-redonda de encerramento foram transmitidas ao vivo pelo YouTube e pelo Instagram oficial da Instituição.
O professor Dr. Fernando de Jesus Souza, primeiro coordenador de pesquisa da Unifan e idealizador do Pesquisar, ressaltou que as mudanças climáticas são responsabilidade de todos. “Não são apenas as instituições e o governo os responsáveis. Se nós não pensarmos de forma sistêmica, a redução de danos não acontecerá — até porque os danos já ocorreram. As mudanças climáticas geram ansiedade nas gerações, e o futuro será muito mais difícil por isso”, afirmou.
O professor Júlio César Borges, coordenador do comitê organizador do 14º Pesquisar, destacou a evolução do evento e o impacto positivo da tecnologia. “Tivemos, até agora, mais de 4,5 mil participações. Isso demonstra o interesse dos nossos alunos e o sucesso deste congresso”, concluiu.
Considerado um dos maiores fóruns de divulgação da pesquisa universitária do Estado de Goiás, o Congresso Pesquisar foi criado em 2011, a partir das políticas institucionais de incentivo à pesquisa. O evento tem como objetivo principal divulgar projetos e resultados de pesquisas desenvolvidas por acadêmicos, egressos, docentes e pesquisadores da Unifan e de outras Instituições de Ensino Superior (IES).
Entre seus objetivos específicos, destacam-se: integrar ensino, pesquisa e extensão; promover o intercâmbio de saberes entre as diversas áreas do conhecimento; estimular a iniciação científica entre os acadêmicos; desenvolver e aprimorar o conhecimento sobre métodos e técnicas de pesquisa; e reconhecer trabalhos científicos com relevância social.
Neste ano, toda a identidade visual do evento foi inspirada no tema central da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia — “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. Ao todo, 500 participantes receberam um kit personalizado com mochila, caneta, crachá, pasta e bloco de anotações.
Com abrangência nacional, o Congresso contou com mais de 60 atividades e mais de 250 apresentações de trabalhos ao longo de três dias de programação, incluindo palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas e apresentações orais e de pôsteres, com a participação de palestrantes de diversas instituições de ensino, além de professores da própria Unifan.
O evento foi realizado entre os dias 14 e 16 de outubro, promovido pela Unifan, com o apoio do Plano Mais Saúde, Hospital Santa Lúcia, Hospital Ruy Azeredo, Hospital Infantil de Campinas, Hospital Psiquiátrico Maria Cândida Teixeira e do programa Pacto Goiás Pela Inovação.
Na noite de encerramento, houve ainda o lançamento de três livros:
Direito Aplicado: Justiça Social & Diversidade
Autora: Profa. Dra. Fernanda Maria Afonso Carneiro
Doutora em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais pela Universidade de Évora (UEVORA) e Pós-Doutora em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Tratado de Psicologia Jurídica e Justiça: uma abordagem da Psicologia aplicada
Autor: Prof. Dr. Fernando de Jesus Souza
Doutor em Psicologia pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) e Pós-Doutor em Ciências Jurídicas e Garantias Constitucionais pela Universidade de La Matanza (Argentina).
Desconstrução e Direito
Autor: Prof. MSc. Fernando Turchetto
Doutorando e Mestre em Ciências Jurídico-Filosóficas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (com validação no Brasil pela Universidade Federal de Minas Gerais). Coordenador e professor do curso de Direito do Centro Universitário Alfredo Nasser.
REGISTRO FOTOGRÁFICO:





