
CPA realiza na Unifan Seminário Interdisciplinar de Avaliação da Educação Superior
18/09/2025
Professor da Unifan é premiado durante congresso promovido pela Academia Brasileira de Neurocirurgia
25/09/2025O curso de Engenharia de Software do Centro Universitário Alfredo Nasser consolidou neste semestre uma importante parceria com a multinacional SVM Group, após conversas iniciadas no semestre passado. O acordo reforça a conexão entre a academia e o mercado de trabalho, ampliando as oportunidades de formação prática e inserção profissional para os estudantes.
A principal área de atuação da SVM Group é o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para logística e meios de pagamento, abrangendo transações de cartões de débito, crédito e PIX, tanto em terminais POS quanto em plataformas online, no Brasil e em outros países da América Latina. Atualmente, a SVM está presente em Brasil, EUA, Paraguai, Argentina, Uruguai e República Dominicana, com expansão prevista para Chile, Colômbia, Bolívia e Peru, além de estudos para o mercado europeu.
O grupo é liderado por Sallen Viégas de Moraes, CEO e fundador, e conta com sócios locais em diferentes países. Com a parceria, os acadêmicos do curso de Engenharia de Software terão a oportunidade de atuar como estagiários em projetos da multinacional, realizando suas atividades remotamente a partir dos laboratórios da instituição. Durante o estágio, os alunos desempenharão atividades práticas em programação backend e frontend, integração de APIs, desenvolvimento de interfaces, gerenciamento de bancos de dados relacionais e aplicações em ambientes de computação em nuvem.
Segundo a SVM Group, o objetivo é acompanhar os alunos desde o nível mais básico até se tornarem profissionais seniores: “Hoje a mão de obra de desenvolvedores de software está muito escassa. Buscamos universidades conceituadas para acompanhar os alunos desde os níveis iniciais até os mais sêniores, oferecendo oportunidades reais de crescimento profissional.”
O perfil buscado valoriza estudantes com base em programação e forte capacidade de enfrentar desafios, solucionando problemas de forma criativa, eficiente e inovadora. Além disso, há possibilidade de efetivação e contratação futura dentro do grupo: “Nosso objetivo é capacitar e crescer junto com os alunos. A maioria certamente terá condições de se tornar colaborador da empresa, seja como estagiário, PJ ou CLT.” Entre os benefícios destacados, estão a vivência em projetos ligados a segmentos de grande crescimento mundial e a oportunidade de trabalhar em uma multinacional presente em vários países, fortalecendo competências técnicas e habilidades práticas dos estudantes.

A cerimônia de apresentação da parceria, realizada no dia 12 de setembro de 2025 no Centro Universitário Alfredo Nasser, contou com a presença da Pró-reitora Acadêmica Adjunta, professora Juliane Diniz, do Pró-reitor de Desenvolvimento, professor Divino Eterno, da coordenadora do curso, professora Kelen Michela, e do coordenador de Pesquisa, professor Júlio Cesar. Também participaram os professores Aroldo Vieira de Moraes Filho (assessor da Pró-reitoria Acadêmica) e Rafael de Sousa (docente do curso e representante da CPA Unifan), além dos representantes da VM Group, Luciano Thomaz, Tiberius Macedo e Pedro Henrique.

constitui um
avanço significativo
na integração
entre o curso de Engenharia de
Software da Unifan
e o setor produtivo”
A coordenadora do curso, professora Kelen Michela, ressaltou a relevância do convênio: “Esta parceria constitui um avanço significativo na integração entre o curso de Engenharia de Software da Unifan e o setor produtivo, ampliando as oportunidades de prática profissional e permitindo que os alunos desenvolvam competências técnicas e habilidades socioemocionais essenciais para atuar no mercado global de tecnologia. A cooperação entre o Centro Universitário Alfredo Nasser e a SVM Group fortalece o compromisso da instituição em oferecer uma formação de excelência, conectada às demandas atuais do setor de tecnologia e às oportunidades internacionais que se abrem para seus estudantes”, enfatiza a professora Kelen.

REGISTRO FOTOGRÁFICO:






