
Curso de Direito promove encerramento da XI Semana Internacional de Integração Jurídica
22/10/2025As estudantes Maria Fernanda Coelho, do 9º período de Direito, e Daniella Rosa, bolsista PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica e orientanda do professor Dr. Júlio César Borges, representaram a UNIFAN no XVI Congresso Pensar Direitos Humanos, promovido pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
O evento, já tradicional no cenário acadêmico brasileiro, reuniu pesquisadoras e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento para debater desafios contemporâneos relacionados à efetivação dos Direitos Humanos. De caráter consultivo, o congresso orienta políticas públicas e práticas institucionais de organizações sociais e órgãos governamentais.
Neste ano, o tema central foi “Imperialismo e Direitos Humanos: A dor humana como instrumento político”. Nesse contexto, Maria Fernanda apresentou o trabalho “Entre a Fé e o Direito: Uma análise jurídica e social sobre alienação religiosa e a violação de direitos em clínicas de reabilitação neopentecostais”. A pesquisa, desenvolvida ao longo de um ano sob a orientação do doutor Marcos Cristiano dos Reis , examina o uso de verbas públicas destinadas ao tratamento de dependentes químicos, com foco em clínicas que apresentam irregularidades e não possuem reconhecimento do Conselho de Psicologia.
Já Daniella Rosa, estudante de Psicologia, apresentou o estudo “Masculinidade Hegemônica e Letramento de Gênero: O impacto da tecnologia de gênero na constituição subjetiva de adolescentes”, resultado de sua pesquisa científica sob a orientação do professor Júlio César Borges .
Ambos os trabalhos receberam elogios expressivos durante as sessões de grupos temáticos, destacando-se pela consistência metodológica e relevância social. As comunicações agora serão publicadas nos Anais do Pensar XVI e concorrem à seleção para compor capítulos do livro que reunirá as melhores produções do congresso.
A participação das discentes no evento partiu de iniciativa própria , contando com apoio institucional e o incentivo direto de seus orientadores — um reflexo do compromisso da UNIFAN com a formação crítica e o protagonismo acadêmico de seus estudantes.
XVI Pensar Direitos Humanos
O XVI Pensar Direitos Humanos, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH) e pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos (NDH) da Universidade Federal de Goiás, foi realizado de 20 a 23 de outubro, no Campus Samambaia da UFG. O evento, de caráter internacional, consolidou-se como um dos principais espaços de debate sobre direitos humanos no Brasil.
Desde sua primeira edição, em 2009, o congresso reúne pesquisadores, professores, estudantes e representantes da sociedade para refletir sobre os desafios contemporâneos. Neste ano, o tema central foi “Imperialismo e Direitos Humanos: a dor humana como instrumento político”, com foco na análise de como sistemas de dominação econômica, política e cultural das potências globais impactam a violação de direitos humanos. A proposta foi discutir de que forma a dor humana tem sido instrumentalizada na manutenção de um sistema econômico e geopolítico em crise.
A programação incluiu grupos de trabalho, apresentação de pesquisas acadêmicas e atividades de extensão, além de mesas-redondas, painéis e palestras com convidados nacionais e internacionais. As atividades ocorreram entre o prédio do NDH – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás, o auditório da Faculdade de Artes Visuais (FAV) e, no encerramento, o auditório da Biblioteca Central da UFG. O evento também contou com apresentações artístico-culturais.


