
Professores da Unifan têm trabalho aprovado para apresentação internacional
03/11/2025
Alunos do curso de Direito realizam atividade extensionista em Paróquia de Aparecida de Goiânia
11/11/2025A Secretaria de Segurança Pública de Goiás-SSPGO lançou o livro Segurança Pública em Goiás: Direitos Humanos, Saúde e Identidade. A coletânea reúne estudos de profissionais do sistema de segurança e pesquisadores, oferecendo uma análise multifacetada sobre os desafios do setor. A obra aborda, de forma crítica, temas centrais como a formação em direitos humanos, a saúde mental e física dos agentes, as desigualdades de gênero e a cultura organizacional. Partindo de experiências concretas, os textos defendem a concepção da segurança pública como uma política de Estado que valoriza seus profissionais e respeita os direitos fundamentais.
A obra, lançada no dia 23 de outubro no Auditório da SSP-GO, se estrutura como um percurso reflexivo que explora as interseções entre saúde, identidade e as práticas institucionais. Consolidando-se como uma referência para gestores, acadêmicos e servidores, o livro é um convite ao diálogo para a construção de uma segurança pública mais justa, eficiente e humana.
Participaram da obra: Ana Paula de Toledo Vieira, Danilo Fabiano Carvalho e Oliveira, Guilherme Soares Vieira, Joara de Paula Campos, Marcos César Silva Valverde, Paula Fernandes Teixeira Canedo e Raphael Caixeta Serpa (docente da Unifan).
“A oportunidade de aprofundar o debate sobre a qualidade de vida na segurança pública foi imensamente gratificante. O tema, de alta complexidade, ainda carece de pesquisas que possam subsidiar os gestores com ferramentas para a elaboração de políticas públicas eficazes e voltadas aos profissionais da área, mas esse livro abre e ilumina um caminho com dados valiosos que podem nortear esse caminho. É fundamental que a máxima “é preciso cuidar de quem cuida” transcenda o campo teórico e se converta em práticas institucionais em todas as corporações de segurança pública de Goiás. Além do crescimento pessoal, a intenção de cada autor é corroborar com o fortalecimento de sua instituição, e estou convicto de que esta obra oferece contribuições valiosas para esse propósito”, destaca o professor Raphael Caixeta Serpa




.

