
Alunos do curso Direito são aprovados no Exame da OAB
10/12/2025Nesta terça-feira (08/12), alunos do curso de Pedagogia do Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan) participaram do seminário de encerramento das atividades do segundo semestre de 2025 do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), iniciativa do governo federal financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a instituição. O evento ocorreu no prédio do Núcleo de Práticas Jurídicas.
Durante o semestre, os bolsistas atuaram em duas escolas públicas de Aparecida de Goiânia: a Escola Municipal Camila Scaliz, com foco na alfabetização de crianças, jovens e adultos, e a Escola Municipal Roque Inocêncio Mendes, com ênfase na educação infantil. A iniciativa buscou promover a integração entre teoria e prática, contribuindo para a formação docente e o fortalecimento do processo educacional nas unidades atendidas.
A coordenadora institucional do PIBID na Unifan, professora Rosy Mary, ressaltou que o seminário teve como objetivo promover uma avaliação das atividades desenvolvidas. “Neste processo, os alunos, professores e preceptores recebem uma bolsa que contribui de forma digna para a alfabetização e a recomposição da aprendizagem dos estudantes da escola pública”, afirmou a coordenadora.
O professor Júlio César Borges explicou que, na Escola Municipal Camila Scaliz, há um trabalho direcionado a alunos refugiados do Haiti, uma vez que o projeto é voltado para o ensino e aprendizagem de jovens e adultos. “Trabalhamos com eles o reforço escolar individualizado, que tem se mostrado, ao longo deste ano, muito eficaz no aprendizado da língua portuguesa”, destacou.
Durante o seminário, as professoras apresentaram os principais desafios enfrentados no semestre, como a heterogeneidade nos níveis de aprendizagem entre alunos da mesma turma, limitações de espaço físico e a alta rotatividade dos estudantes. Ainda assim, estratégias pedagógicas como leitura de textos fragmentados, uso de gibis, alfabetos móveis, produção de cartas e oficinas temáticas mostraram-se eficazes no enfrentamento dessas dificuldades.
O PIBID tem como objetivo promover a iniciação à docência e aproximar os futuros professores da realidade da escola pública, proporcionando experiências práticas que contribuem para a formação profissional e para a melhoria da qualidade da educação básica no país.



