
Professores da Unifan iniciam intercâmbio internacional na Bolívia
28/10/2025Atendendo ao convite da Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Rovuma – Moçambique, país localizado no sudeste do continente africano, o professor do Centro Universitário Alfredo Nasser, Paulo César Soares de Oliveira, vai participar nesta quinta-feira (30), de uma mesa-redonda, em formato online, com o tema “Experiências, Desafios e Perspectivas da Educação Especial: Um olhar sobre a língua de sinais do Brasil – Libras e de Moçambique-LSM”.
Segundo explica o professor Paulo, o objetivo desta mesa-redonda é pensar em possibilidades de estudos e pesquisas futuras de forma conjunta entre o Centro Universitário Alfredo Nasser e a Universidade de Rovuma em Nampula – Moçambique.

A língua de sinais não é universal, cada país possui a sua própria língua. No Brasil a língua de sinais oficial é a Libras, estruturada desde 1857 por D-Pedro II, ainda no período imperial. Em Moçambique a língua de sinais oficial é a LSM, estruturada a partir da década de 1990. Desta forma, mesmo não sendo a mesma língua de sinais nos dois países, como a Libras tem mais de 150 anos de uso e de estudo sobre ela, os pesquisadores moçambicanos em língua de sinais acreditam que tem muito a dialogar com as pesquisas em língua de sinais no Brasil. Outro ponto convergente é que os dois países são lusófonos, ou seja, foram colônia de Portugal e a língua oral oficial nos dois países é o Português, o que facilita muito o intercâmbio de estudos e pesquisas entre os dois países.
“As expectativas são que a partir deste encontro possamos tecer futuramente trabalhos, estudos, pesquisas e intercâmbios, de forma conjunta e em apoio mútuo entre as duas instituições envolvidas: Unifan e UniRovuma”, destaca o professor Paulo.

