
Discentes da UNIFAN se destacam no XVI Congresso Pensar Direitos Humanos da UFG
23/10/2025Professores da Unifan iniciam intercâmbio internacional na Bolívia

Da direita para esquerda: Marco Vélez Ocampo (Diretor de Educação Internacional, Univalle/Cochabamba), Dr. Júlio César Borges (Coordenador Institucional da Unifan no Programa Marca), Dr. Diego Alonso Villegas Zamora (Vice-reitor Acadêmico, Univalle/Cochabamba), Dra. Tatieny Aparecida Martins da Costa (Coordenadora Acadêmica da Unifan no Programa Marca), Tatiana Torrico (Coordenadora do Curso de Enfermagem, Univalle/Cochabamba) e Claudia Mariscal (Coordenadora de Estágios da Saúde, Univalle/Cochabamba)
Os professores Dr. Júlio César Borges e Dra. Tatieny Aparecida Martins da Costa deram início, na data de ontem (26), a uma semana de intercâmbio na Universidade Privada Del Valle (Univalle), campus Cochabamba, na Bolívia.
A viagem integra o projeto Enfer-Sul: Mobilidade acadêmica para o aperfeiçoamento da formação em Enfermagem na América do Sul, do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional de Cursos Acreditados do Mercosul (Programa Marca).
O Projeto Enfer-Sul viabiliza a mobilidade acadêmica entre cursos de Enfermagem do Brasil, Bolívia e Colômbia.
Coordenado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), ele busca fomentar a troca de conhecimentos e práticas entre estudantes, docentes e pesquisadores das instituições associadas: Centro Universitário Alfredo Nasser (Brasil), Universidade Federal de Viçosa (Brasil), Universidad Privada Del Valle (Bolívia), Universidad Evangélica Boliviana (Bolívia), a Universidad del Tolima (Colômbia) e a Universidad Libre Seccional de Cali (Colômbia).
As Instituições envolvidas vêm promovendo o intercâmbio internacional de docentes e estudantes. Para tanto, recebem bolsas e auxílios dos governos dos seus países – no caso do Brasil, por meio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao Ministério da Educação. A mobilidade dos estudantes tem duração de dois a cinco meses e a dos docentes, de cinco a quinze dias.
A Universidade Privada Del Valle, desde sua fundação em 1988, consolidou-se como uma das instituições líderes no sistema de ensino superior boliviano. Possui campus nas cidades de La Paz, Sucre, Santa Cruz de La Sierra e Cochabamba. É a universidade privada com mais acreditações junto ao Mercosul na Bolívia, em reconhecimento à sua qualidade acadêmica: Medicina, Odontologia, Engenharias Civil, Eletrônica e Mecatrônica, Arquitetura e Urbanismo, além da Enfermagem.
A formação em Enfermagem tem duração de quatro anos. Envolve, além de aulas teóricas, práticas em dois hospitais próprios com tecnologia de ponta, consultórios e salas de cirurgia com simulação realística, salas de anatomia humana equipadas com recursos multimídia, laboratórios de Biologia, Química, Microbiologia, Parasitologia e Bioquímica, dentre outros recursos.
O intercâmbio da Unifan com a Univalle segue durante esta semana com visitas a laboratórios, hospitais próprios e conveniados, além de encontros com gestores, professores e alunos.









