
Professores da Unifan recebem homenagem na Alego
04/09/2025O Centro Universitário Alfredo Nasser – Unifan, recebeu nesta quinta (04/09) no auditório a Sessão Solene em homenagem aos capoeiristas do Estado de Goiás. O evento destacou a importância da capoeira como expressão cultural que une esporte, arte e tradição, além de atuar como ferramenta de inclusão social e transformação de vidas.

esporte ou como dança,
a capoeira se relaciona
com a sociedade e
com outras áreas da
vida. “
A solenidade foi proposta pelo reitor da Unifan, Professor Alcides Ribeiro Filho, em reconhecimento aos praticantes e mestres da capoeira, que têm papel fundamental na preservação e difusão dessa manifestação cultural. Para a Unifan, apoiar iniciativas que valorizam a cultura popular é também uma forma de fortalecer a identidade e a história do povo.

Dia do Capoeirista
Capoeirista é o indivíduo que pratica capoeira, um estilo de dança e luta que é originalmente típica da região Nordeste do país, em especial na Bahia. O Dia do Capoeirista é celebrado em 3 de agosto no Brasil, uma data dedicada a homenagear a capoeira, uma expressão cultural brasileira que combina luta, dança, música e jogo. A data celebra essa manifestação afro-brasileira reconhecida como um patrimônio cultural imaterial brasileiro, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.
A capoeira surgiu no Brasil entre afro-brasileiros escravizados, em meados do século XVII. Para se defender dos golpes que recebiam dos capatazes, os cativos passaram a empregar movimentos rápidos para se desviar do chicote e aplicar, com os pés, pancadas no adversário.
REGISTRO FOTOGRÁFICO













