
Atlética de Medicina da Unifan participa do VIII Jorem e conquista medalhas em diversas modalidades
11/12/2025A Unifan realiza semestralmente a JAESF (Jornada Acadêmica de Estudos na Saúde da Família), evento integrado à disciplina PINESF (Programa Integrado de Estudos na Saúde da Família). Nessa disciplina, os alunos de Medicina desenvolvem atividades junto à comunidade na Atenção Primária à Saúde (APS) e, ao final, apresentam seus trabalhos em formato de resumo na JAESF. Esta é a 16ª edição da Jornada, um evento científico consolidado que promove a integração entre os estudantes de Medicina e a comunidade, abordando cenários familiares e propostas terapêuticas no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto permite que os acadêmicos apresentem seus trabalhos e experiências relacionadas ao PINESF, estimulando o cuidado centrado na pessoa e a integralidade da atenção primária. O evento foi realizado no dia 09 de dezembro de 2025, com o tema: Carimbar menos e viver mais: Um chamado que fortalece práticas humanistas na saúde pública e acadêmica.
“Carimbar menos e viver mais” é um lema que significa reduzir burocracia, formalidades e excesso de preocupações com o “ter que fazer” (carimbar) para focar no presente, nas experiências autênticas, no bem-estar e nas relações (viver mais), sendo popularizado em contextos de saúde e vida simples, incentivando a presença e a conexão real sobre o registro ou a obrigação”, explica o coordenador do evento, professor Joede Alvarenga de Souza Luniere.
Ainda segundo o coordenador, esse semestre a temática da Jornada visou fortalecer os inúmeros episódios ansiosos enfrentados no mundo acadêmico que refletem diretamente na saúde pública.
Atividades da JAESF
Apresentação de trabalhos acadêmicos, como e-pôsteres, que são desenvolvidos a partir das famílias acompanhadas durante o estágio do PINESF.
Palestras, oficinas e debates sobre temas relevantes para a Medicina de Família e Comunidade e a atenção primária à saúde.
Compartilhamento de experiências profissionais por parte de egressos do curso, que atuam em diversas áreas da saúde.
A abertura da 16ª JAESF contou com um grupo de dança representando a ansiedade, foi expressa através de movimentos intensos que buscam externalizar sensações de mal-estar físico e psíquico, aflição e agonia.
Em seguida houve a apresentação de palestras com 4 profissionais: Dra.Evelyn Borges Braga; Dr. Iuri Matias Oliveira Schreiner; Dr.Adriana Alves de Meneses e Dr. Juan Carlo Correia da Rocha. Ainda como parte da programação aconteceram homenagem a alunos destaques no semestre na JAESF e professora Ana Karolina Lopes, que passou por um momento delicado no início do semestre.
A Jornada contou ainda com várias atrações, como uma praça de alimentação no estacionamento e as apresentações dos trabalhos foram realizadas dentro da biblioteca, trazendo mais conforto e climatização para os participantes.
Esse semestre no período do vespertino, foi desenvolvida uma sessão clínica dentro do auditório com várias apresentações com a temática: Um chamado que fortalece práticas humanizadas.
REGISTRO FOTOGRÁFICO:
























