
Pesquisar 2025 traz “crise climática” na cerimônia de abertura e lota auditório
15/10/2025
Palestras, apresentações, oficinas, debates e mini-cursos movimentam a manhã no primeiro dia de programação do 14º Congresso Interdisciplinar de Pesquisa Científica – Pesquisar
15/10/2025O curso de Enfermagem da UNIFAN está vivenciando um importante momento de integração internacional com a presença das professoras Guenia Zurita Paniagua e Lilian Verónica Claros Villegas, docentes vindas da Universidade Evangélica Boliviana na Bolívia que participam do Programa MARCA de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados. As professoras desembarcaram no Aeroporto de Goiânia dia 10 de outubro de 2025 e ficarão na Unifan até o dia 18/10. A iniciativa promove o intercâmbio de professores e estudantes de enfermagem entre instituições de ensino superior da América Latina acreditadas pelo Sistema Arcu-Sul fortalecendo a cooperação científica, a troca de saberes e a valorização da profissão em diferentes contextos culturais.
“Receber docentes internacionais é uma oportunidade única de internacionalização do ensino e de integração latino-americana na formação em saúde. As professoras Guenia e Lilian trazem consigo uma bagagem riquíssima de experiências, pesquisas e práticas de cuidado desenvolvidas em diferentes contextos da Bolívia, contribuindo para o enriquecimento das discussões acadêmicas e para a reflexão sobre os diversos modos de fazer enfermagem no mundo. Além disso, a presença das professoras é um reconhecimento do comprometimento da Unifan com a excelência acadêmica e a cooperação internacional. O curso de Enfermagem demonstra, assim, sua capacidade de dialogar com o mundo, de se abrir à diversidade e de consolidar uma formação conectada com os desafios e avanços da saúde contemporânea”, comenta a coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Alfredo Nasser, Profa. Dra. Tatieny Ap. Martins da Costa.
Ainda segundo a coordenadora, a troca de experiências com profissionais estrangeiros reforça também a importância da ciência como linguagem universal e do cuidado como valor compartilhado entre nações. “Essa interação ajuda os estudantes a compreenderem que a enfermagem vai além das fronteiras geográficas: é uma profissão que fala de empatia, solidariedade e compromisso com a vida”, pontua Tatieny.

Na segunda-feira (13) as professoras bolivianas foram recepcionadas na Unifan pela coordenação do curso de Enfermagem e o Pró-reitor Acadêmico, Professor Dr. Carlos Alberto Vicchiatti, que fez questão de dar pessoalmente as boas vindas às docentes.
“A presença das professoras Guenia Zurita e Lilian Verónica Claros Villegas aqui em nossa Instituição consolida o intercâmbio que estamos realizando com a Universidade Evangélica Boliviana. Para nós, Unifan, é importantíssima e necessária essa internacionalização, e vamos buscar mais. Possivelmente no início do próximo ano vamos receber mais alunos de outros países da américa latina”, enfatiza o professor Carlos Vicchiatti.


