Comissão Própria de Avaliação (CPA)

A CPA da UNIFAN conduz a autoavaliação institucional de forma ética e participativa, promovendo a melhoria contínua da qualidade acadêmica e administrativa.

Atuação da Comissão
Própria de Avaliação – CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Associação Aparecidense de Educação atua de forma regular na autoavaliação do Centro Universitário Alfredo Nasser. 

A Comissão elabora e aplica questionários voltados para os diversos segmentos da Instituição e da comunidade com o objetivo de produzir dados que contribuam para a melhoria de seu papel na sociedade. Esses dados são analisados e compõem os relatórios encaminhados a pró-reitores, coordenadores de curso, professores e gestores de departamentos. Além disso, a CPA disponibiliza os resultados da autoavaliação em murais espalhados pela Instituição e de maneira pública e transparente em sua página no site institucional. Os resultados também são apresentados e discutidos com a comunidade acadêmica, notadamente os estudantes, no Seminário Interdisciplinar de Avaliação da Educação Superior – SIAES, realizado anualmente.

Ao longo dos anos, a CPA tem procurado aprimorar sua própria atuação por meio da atualização dos instrumentos de avaliação e por envidar iniciativas que tornem mais públicas, transparentes e acessíveis as suas atividades. Esse esforço necessário se destina a promover em caráter contínuo a cultural de autoavaliação. 

Composição da Comissão Própria de Avaliação – CPA

INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

A CPA utiliza diversos instrumentos ao longo do seu ciclo avaliativo para coletar dados relativos à Instituição.

Acesse: Modelos de instrumentos utilizados pela CPA | AAE

Documentos e Relatórios da CPA UNIFAN

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIFAN disponibiliza, de forma transparente e acessível, todos os documentos, relatórios, eventos e materiais institucionais relacionados aos seus processos de autoavaliação.

CategoriaDocumentoLink
DocumentosProjeto CPA Ciclo 2022-2025Ver Documento
Regulamento da Comissão Própria de Avaliação – CPAVer Documento
Portaria de Designação da CPA – 2025-2027Ver Documento
Atas de reuniões 2022-2025Ver Atas
EventosSeminário Interdisciplinar de Avaliação da Educação Superior – SIAES 2025Ver Evento
Seminário Interdisciplinar de Avaliação da Educação Superior – SIAES 2024Ver Evento
Seminário Interdisciplinar de Avaliação da Educação Superior – SIAES 2023Ver Evento
RelatóriosRelatório Integral de Autoavaliação Institucional – 2025Ver Relatório
Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2024Ver Relatório
Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2023Ver Relatório
Relatório Final de Autoavaliação Institucional – 2022 (Ciclo 2019-2021)Ver Relatório
Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2021Ver Relatório
Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2020Ver Relatório
Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2019Ver Relatório
Relatório de Avaliação do Congresso Pesquisar – 2023Ver Relatório
Relatório de Avaliação do MOCCA 2024 (evento extensionista)Ver Relatório
Relatório de Enquete com Professores sobre Conhecimentos de Língua Estrangeira – 2023Ver Relatório
Relatório da Avaliação CPA | RH com Técnico-administrativos – 2024Ver Relatório
Acompanhamento de EgressosResultados do Questionário para Egressos – 2024Ver Resultados
Relatório de Pesquisa com Egressos 2020 | 2021Ver Resultados
Evidências de Impacto na GestãoAtas que evidenciam a apropriação dos resultados pela comunidade acadêmicaVer Atas
Relatório de evidências de impacto das avaliações – 2024Ver Relatório
Síntese de melhorias – avaliações internas e externas 2022Ver Síntese
Relato InstitucionalRelato Institucional 2023 | 2024Ver Relato
CPA ExplicaVídeo: O que é a CPAAssistir
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Vídeo: Divulgação da CPAAssistir
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Avaliação Interdisciplinar de
Desempenho de Estudante (AIDE)

A Avaliação Interdisciplinar de Desempenho de Estudante (AIDE) é uma avaliação online aplicada no final de todos os semestres (componente da P2) para graduandos de todos os cursos tradicionais (exceto Medicina).

A AIDE é composta de 10 questões de Formação Geral e constitui 10% da composição da média da P2.
As questões são elaboradas com base nas portarias do MEC / INEP para o ENADE.
O projeto, iniciado em 2004, busca familiarizar os estudantes com o formato de questões do exame nacional.
Uma equipe anônima específica se encarrega de elaborar as questões.

As questões são randomizadas, de modo que cada estudante recebe uma prova composta por questões diferentes.
O tempo total de realização da AIDE é de 2 horas.
O estudante pode realizar a avaliação ao longo de um período de 15 dias a partir da abertura do sistema, podendo entrar no sistema até três vezes para continuar a prova.
Após responder as 10 questões, o acesso não é mais possível.

Como se preparar para a AIDE?

Os temas da AIDE, por espelharem os conteúdos do ENADE, fazem parte do conteúdo de todos os cursos e disciplinas.
Eles devem ser contemplados nas atividades de extensão e em discussões em aula sobre questões sociais, culturais e outras que afetam a sociedade.

Essa reflexão será mais produtiva quando desenvolvida a partir da perspectiva do curso, o que exige que professores e estudantes estabeleçam relações entre tais temas e os componentes curriculares.

Para se preparar para a AIDE:

Ciência, tecnologia e sociedade;

Cultura e arte;

Ecologia;

Educação e ciência;

Estado, sociedade e trabalho;

Tecnologia e inovação;

Ética, democracia e cidadania;

Globalização e política internacional;

Inovação tecnológica;

Meio ambiente: natureza e intervenção humana;

Políticas públicas;

Tecnologias de informação e comunicação;

Processos de globalização e política internacional;

Processos migratórios;

Relações de trabalho;

Responsabilidade social;

Sociodiversidade e multiculturalismo;

Vida urbana e vida rural.