Comissão Própria de Avaliação (CPA)
A CPA da UNIFAN conduz a autoavaliação institucional de forma ética e participativa, promovendo a melhoria contínua da qualidade acadêmica e administrativa.
Atuação da Comissão Própria de Avaliação – CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Associação Aparecidense de Educação atua de forma regular na autoavaliação do Centro Universitário Alfredo Nasser.
A Comissão elabora e aplica questionários voltados para os diversos segmentos da Instituição e da comunidade com o objetivo de produzir dados que contribuam para a melhoria de seu papel na sociedade. Esses dados são analisados e compõem os relatórios encaminhados a pró-reitores, coordenadores de curso, professores e gestores de departamentos. Além disso, a CPA disponibiliza os resultados da autoavaliação em murais espalhados pela Instituição e de maneira pública e transparente em sua página no site institucional. Os resultados também são apresentados e discutidos com a comunidade acadêmica, notadamente os estudantes, no Seminário Interdisciplinar de Avaliação da Educação Superior – SIAES, realizado anualmente.
Ao longo dos anos, a CPA tem procurado aprimorar sua própria atuação por meio da atualização dos instrumentos de avaliação e por envidar iniciativas que tornem mais públicas, transparentes e acessíveis as suas atividades. Esse esforço necessário se destina a promover em caráter contínuo a cultural de autoavaliação.
Composição da Comissão Própria de Avaliação – CPA
Ato da designação: Portaria nº 28B-CS, de 1º de agosto de 2025.
- Newton Paulo Monteiro (Coordenador; representante do corpo docente);
- Elias Rafael de Sousa (coordenador adjunto; representante do corpo docente);
- Carlos Andrade Faria Filho (representante do corpo docente);
- Jakeline Soares Fortes (representante do corpo docente);
- Simone Angelita de Santana (representante técnico-administrativo);
- Roberto Junior Rezende (representante técnico-administrativo);
- Augusto César Rodrigues Costa (representante discente);
- Carolina Fátima Gioia Nava (representante discente);
- Rodrigo Rodriguês Ribeiro Dutra (representante discente);
- Gabriela André da Silva (representante discente); e,
- Cristiane dos Santos Fortino (representante da comunidade externa)
INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS
A CPA utiliza diversos instrumentos ao longo do seu ciclo avaliativo para coletar dados relativos à Instituição.
Documentos e Relatórios da CPA UNIFAN
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UNIFAN disponibiliza, de forma transparente e acessível, todos os documentos, relatórios, eventos e materiais institucionais relacionados aos seus processos de autoavaliação.
| Categoria | Documento | Link |
|---|---|---|
| Documentos | Projeto CPA Ciclo 2022-2025 | Ver Documento |
| Regulamento da Comissão Própria de Avaliação – CPA | Ver Documento | |
| Portaria de Designação da CPA – 2025-2027 | Ver Documento | |
| Atas de reuniões 2022-2025 | Ver Atas | |
| Eventos | Seminário Interdisciplinar de Avaliação da Educação Superior – SIAES 2025 | Ver Evento |
| Seminário Interdisciplinar de Avaliação da Educação Superior – SIAES 2024 | Ver Evento | |
| Seminário Interdisciplinar de Avaliação da Educação Superior – SIAES 2023 | Ver Evento | |
| Relatórios | Relatório Integral de Autoavaliação Institucional – 2025 | Ver Relatório |
| Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2024 | Ver Relatório | |
| Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2023 | Ver Relatório | |
| Relatório Final de Autoavaliação Institucional – 2022 (Ciclo 2019-2021) | Ver Relatório | |
| Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2021 | Ver Relatório | |
| Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2020 | Ver Relatório | |
| Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2019 | Ver Relatório | |
| Relatório de Avaliação do Congresso Pesquisar – 2023 | Ver Relatório | |
| Relatório de Avaliação do MOCCA 2024 (evento extensionista) | Ver Relatório | |
| Relatório de Enquete com Professores sobre Conhecimentos de Língua Estrangeira – 2023 | Ver Relatório | |
| Relatório da Avaliação CPA | RH com Técnico-administrativos – 2024 | Ver Relatório | |
| Acompanhamento de Egressos | Resultados do Questionário para Egressos – 2024 | Ver Resultados |
| Relatório de Pesquisa com Egressos 2020 | 2021 | Ver Resultados | |
| Evidências de Impacto na Gestão | Atas que evidenciam a apropriação dos resultados pela comunidade acadêmica | Ver Atas |
| Relatório de evidências de impacto das avaliações – 2024 | Ver Relatório | |
| Síntese de melhorias – avaliações internas e externas 2022 | Ver Síntese | |
| Relato Institucional | Relato Institucional 2023 | 2024 | Ver Relato |
| CPA Explica | Vídeo: O que é a CPA | Assistir |
| Vídeo: Para Egressos | Assistir | |
| Vídeo: Divulgação da CPA | Assistir | |
| Banner: Como se calcula o conceito ENADE | Visualizar | |
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Avaliação Interdisciplinar de Desempenho de Estudante (AIDE)
A Avaliação Interdisciplinar de Desempenho de Estudante (AIDE) é uma avaliação online aplicada no final de todos os semestres (componente da P2) para graduandos de todos os cursos tradicionais (exceto Medicina).
A AIDE é composta de 10 questões de Formação Geral e constitui 10% da composição da média da P2.
As questões são elaboradas com base nas portarias do MEC / INEP para o ENADE.
O projeto, iniciado em 2004, busca familiarizar os estudantes com o formato de questões do exame nacional.
Uma equipe anônima específica se encarrega de elaborar as questões.
As questões são randomizadas, de modo que cada estudante recebe uma prova composta por questões diferentes.
O tempo total de realização da AIDE é de 2 horas.
O estudante pode realizar a avaliação ao longo de um período de 15 dias a partir da abertura do sistema, podendo entrar no sistema até três vezes para continuar a prova.
Após responder as 10 questões, o acesso não é mais possível.
Como se preparar para a AIDE?
Os temas da AIDE, por espelharem os conteúdos do ENADE, fazem parte do conteúdo de todos os cursos e disciplinas.
Eles devem ser contemplados nas atividades de extensão e em discussões em aula sobre questões sociais, culturais e outras que afetam a sociedade.
Essa reflexão será mais produtiva quando desenvolvida a partir da perspectiva do curso, o que exige que professores e estudantes estabeleçam relações entre tais temas e os componentes curriculares.
Para se preparar para a AIDE: